quinta-feira, 25 de abril de 2013

O Deus que se revela

Introdução:
O nosso texto de hoje é o salmo 19. Vamos estudar nele a meditação da revelação que Deus faz de si mesmo através da Natureza e também de sua Palavra escrita. (A bíblia).
Interessante:
Você sabia que a os ateus hoje já são 11% da população mundial? Muita gente! Mas isso não é culpa de Deus, pois Ele trabalhou muito e trabalha ainda hoje para se auto-revelar ao homem.
Extraindo e aplicando a Palavra:
  1. Mesmo sem nenhum voz audível o texto diz que a glória de Deus é manifesta através da natureza. Em sua opinião o que a natureza pode revelar a respeito de Deus?
  2. Deus já se revelou pessoalmente para você? Como aconteceu? Quando ele deixou de ser apenas uma idéia abstrata e passou a ser uma experiência pessoal?  
  3. Neste texto o salmista faz uma descrição da palavra de Deus:
    1. Segundo a descrição de Davi o que a palavra de Deus é
      1. Segundo a descrição de Davi o que a palavra de Deus faz? (7-9)
  4. O que a palavra de Deus fez especificamente em sua vida que a revelação através da natureza por si só não conseguiria fazer? (v.12 e 13)
  5. Quem aqui já leu a bíblia de capa a capa? E quem gostaria de pegar o desafio de ler pelo menos todo o Novo Testamento até o dia 31 de dezembro 2013?
  6. Vamos ler Rm 1.21-32. Agora imagine que você tem um amigo que vive no pecado fazendo de conta que Deus não existe. Baseado neste texto de romanos, me diga o que você diria para ele a fim de resgatá-lo para Deus?
  7. Em sua opinião, qual é a situação daqueles que não são ateus, antes,  sabem e crêem na existência de Deus e de sua palavra, mas vivem ignorando-os como se não existissem?

Conclusão
A existência de Deus, conforme mencionada no salmo 19, pode ser observada através da sua criação (natureza) e ainda através de sua palavra escrita. Uma outra maneira que Deus usa para se auto revelar é através da consciência humana, (Rm 2.14-15) porém, segundo o autor do livro de hebreus (Hb 1.1-3), tudo do que se pode conhecer a respeito de Deus foi revelado através da encarnação do seu filho unigênito que: nos purificou dos nossos pecados com seu sangue; que é herdeiro de todas as coisas; por meio de quem todas as coisas foram criadas e que é a exata expressão da imagem do ser de Deus. Estamos falando de Jesus Cristo. Aquele que É, que Era e que há de vir.
Pensamento de hoje: A idéia que se tem de Deus determina a idéia que se tem de si mesmo.
Nossa oração: É para que Deus se revele a nós e tenhamos uma experiência cada vez mais profunda com Ele
Texto sugeridos para os devocionais nos próximo sete dias: João capítulo 1, Hebreus 1.1-3, Filipenses 2.5-11, Romanos capítulo 1, Atos 17.15-31, Isaías 46.9-10 e 64.4-5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma