quinta-feira, 15 de março de 2012

COMO VENCER O ÓDIO

Quebra-Gelo
1.   Você acha que é possível alguém ser alegre, mesmo conservando ódio em seu coração? (estimule a participação)
Introdução: Hoje vamos estudar e aprender como vencer o ódio que é o segundo pecado da lista dos sete pecados capitais. 
Ódio pode ser definido como; aversão, hostilidade, desdém, inimizade, antipatia, repulsão, que leva alguém a desejar o  mal do outro. Ódio é um sentimento universal, ou seja, todos os seres humanos estão sujeitos tendo em visto o fato do ódio fazer parte da natureza carnal e corrupta do homem.

Interessante: Para o crente existem algumas coisas que legitimamente devem ser odiadas, “coisas”, nunca pessoas. O pecado é coisa que deve ser odiada por todos nós. Vemos por exemplo em Ap.2.6, Jesus afirmando os seu ódio pelos ensinos e práticas dos Nicolaítas e elogiando a igreja de Éfeso por também odia-las. 
Leia Comigo - 1 João 2. 9-11 e Mateus 5.43-44
I - Condição de quem cultiva o ódio no coração
1.   Encontra-se em completa escuridão espiritual - 1 Jo 2.9-11
a.   ...Jesus disse: “Eu Sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida” (Jo 8.12 NVI) .
b.   Se Jesus é a verdadeira luz, e se a pessoa que odeia está em trevas significa que esta pessoa não conhece a Jesus ainda. Porque não pode haver lugar para ódio no coração daquele que conhece a Jesus.
c.   Então, aquele que odeia está em densas trevas, não sabe para onde está indo e vai cair no abismo.
2.   Está sempre sendo movido pelos desejos da carne, nunca pelos do espírito - Gal. 5.19-20
a.   As pessoas movidas pelos desejo da carne são inconsequentes, não estão nem aí, vivem  a vida do jeito que bem querem, mesmo depois de serem advertidas.
b.  Pessoas movidas pela vontade da carne se inclinam sempre para quilo que é mais fácil, mais cômodo, e o ódio será sempre uma opção cômoda.
c.   Quem odeia é carnal e não espiritual. É por isso que o apóstolo Paulo diz em Rm 8. 5-7 que; quem vive dominado pelos desejos da carne não podem agradar a Deus e está indo em direção a morte.

3.   É visto diante de Deus como um assassino – Mat. 5.21-22
a.   “Vocês conhecem bem o mandamento dos antigos: não matarás. Pois afirmo que qualquer que guarda ódio de um irmão é culpado de assassinato”. (Mat. 5.20-AM LC)
b.   Ódio é o desejo secreto de ver alguém morto.
c.   O Céu entende que aquele que odeia é um assassino porque quem odeia não matou  por causa do medo, das consequência ou por falta de oportunidade.

Conclusão
Como Podemos Vencer o ódio.
1.   Faça uma avaliação em seus pensamentos, motivações e atitude;
a.   A maioria das pessoas acham que ódio está restrito aos marginalizados, bandidos etc. Mas não é isso que a bíblia diz. A bíblia diz que todo aquele que não der lugar ao Espirito acabará cumprindo as vontades da carne, e o ódio é uma delas.
b.  Você pode até ter motivos para odiar alguém, mas diante de Deus o ódio não será justificado. Por isso faça como fez o Rei Davi no Salmo 139.24 e investigue para ver se não existem coisas em seu coração que você tem chamado por outros nomes, mas  que na verdade é o ódio camuflado contra outros.
c.   Você tem aversão, hostilidade, desdém, inimizade, ou antipatia por alguém? Existe alguém com quem você não suporta estar no mesmo  ambiente ou até mesmo ouvir a sua voz? Continue investigando o seu coração com um espirito de oração e confissão e Deus vai te revelar e te conduzir ao arrependimento.

2.   Confesse e deixe e  o pecado do ódio;
a.   Ódio é pecado, e a única forma de vencer o pecado é pelo arrependimento e pela confissão.
b.   A bíblia diz em Prov 28.13,  que não dá pra encobrir os pecados e viver normalmente, mas  quando você os reconhece e abandona, alcança a misericórdia de Deus.
c.   Quem tem ódio está em trevas, não sabe pra onde está indo. Lance a luz da confissão para que o Diabo desapareça de sua vida.

3.   Faça o nobre propósito de amar;
a.   Todasàs vezes que o Diabo, o mundo ou a carne quiser que você nutra ódio por alguém, faça o contrário, decida amar aquela pessoa e Deus te dará vitória.
c.   Esta foi a decisão de Cristo; nos amar primeiro e até o fim. O amor vence o mundo, o pecado, a carne, o Diabo, o medo e o ódio.


2 comentários:

  1. Essa série de ministrações estão muito bem elaboradas e certamente nos edificará muito.

    ResponderExcluir
  2. Muitoooo booooaaa essa série sobree os sete pecados capitais, to amando e a minha célula tb, tem sido uma benção ^^

    ResponderExcluir

Traduza a Página para seu Idioma