quarta-feira, 21 de março de 2012

COMO VENCER A INVEJA


Quebra-Gelo
         Se você pudesse fazer um pedido diretamente a Presidenta da Republica, qual pedido seria?


Introdução
A inveja pode ser definida como sendo: Aflição inquietante que entristece a alma diante do sucesso ou bem estar  alheio. É o desejo violento, ainda que camuflado, de possuir o bem do outro.
Interessante: A inveja é um sentimento maligno, pois leva a pessoa a sofrer muitos mais pelo que os outros têm do que pelo que ela não tem.
    1. O que o sentimento de inveja pode causar ao invejoso? –
a.     A inveja causa problemas na alma. (Gn. 30.1) – A inveja de Raquel por sua irmã Lia a adoeceu tanto, ao ponto dela pensar em morrer. O clamor de Raquel ao seu marido está inflamado  pela ânsia de morte e pelo desespero por causa da inveja.  Alguém disse que o lema do invejoso é: “prefiro morrer que te ver feliz”.

b.    A inveja causa problemas no Corpo. (Pv 14.30) – Inveja  é coisa séria, em função do estresse e da tristeza causada por causa do sucesso alheio, o invejoso pode começar a ver o seu organismo desenvolver doenças de origem emocionais que se manifestam por sintomas como diarréia, dor de cabeça, dor nos ossos, úlcera entre outros. São as  chamadas doenças psicossomáticas.

c.     A inveja causa problemas espirituais. (Tiago 3.14-16) – Segundo o relato de Paulo em gálatas 5.21, e 1 Co 3.3 a inveja é obra da natureza carnal do homem, mas neste texto que lemos de Tiago, ficamos sabendo que além  da inveja não ter a sua origem no céu ela é também de manifestação demoníaca.


2. Como vencer este sentimento tão repugnante chamado inveja?
a.     Se auto-avalie. (Mt 7.3) – Não é difícil percebermos o espírito de inveja nos outros, difícil é percebê-lo em nós mesmos. Você poderá se ajudar respondendo as seguintes perguntas: Você já se sentiu bem ou pelo menos indiferente diante da desgraça de outra pessoa? Você já se sentiu triste por causa do sucesso de outra pessoa? Existe alguém com quem você gosta de se comparar quase que no nível de disputa? Hora ou outra você se pega tentando tirar o mérito de alguém? Hora ou outra você se ver reticente diante de elogios dirigido a outra pessoa? Você já se perguntou por que hora ou outra se pega falando mal de determinadas pessoas?

b.    Confesse o seu pecado e deixe-o. (1 2.1) – É muitos provável que todos nós que estamos aqui hoje tenhamos em algum momento nos deixado levar pela inveja. Precisamos reconhecer, arrepender e confessar.  Mas é possível também que tenha pessoas aqui hoje que na verdade estão  vivendo sob o jugo deste impiedoso sentimento e porque foram ministrados pela palavra de Deus estão arrependidos e querem se ver livres agora para não terem mais que viver as consequências deste pecado tão terrível.

c.     Vigie o seu coração constantemente. (1.Pe 5.8) – Este texto está dizendo que o Diabo, nossa inimigo é muito oportunista e vive de plantão constante afim de nos atacar no momento do vacilo. Por isso temos que vigiar o nosso próprio coração que costuma se deixar enganar. Não se deixe enganar permitindo que a inveja seja chamada por outro nome.  Preste atenção, vigie, e quando a inveja vier em seu coração você saberá que é ela.  

Conclusão – Por onde a inveja passa, deixa um rastro de mentiras, morte e destruição. Foi por causa da inveja que Caim matou o seu irmão Abel. Foi por causa da inveja que os irmãos de José o venderam com escravo. Foi por causa de inveja que o rei Saul perseguiu a Davi. Foi por causa da inveja que os judeus mataram o nosso Senhor Jesus Cristo. A inveja ainda hoje continua fazendo muitas  vítimas inocentes, mais os invejosos não serão tidos por inocentes diante de Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma