quarta-feira, 28 de março de 2012

COMO VENCER A IMORALIDADE SEXUAL

Quebra-Gelo
Se você tivesse o poder de eliminar do mundo um único crime, qual crime seria esse, e por quê?
Leia Comigo: “Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem;”. (Gálatas 5:19)
Introdução: Hoje vamos falar sobre o pecado mais popular em nossos dias: A “Imoralidade Sexual”. Na verdade a imoralidade sexual não é um pecado,  mas um grupo de pecados. O termo traduzido aqui por “imoralidade sexual” vem da palavra grega “Pornéia”,  usada para definir todas as atividades sexuais ilícitas.
1. O que caracteriza uma atividade sexual ilícita? É caracterizada por qualquer atividade sexual, realizada na prática ou na imaginação de qualquer pessoa fora dos limites do casamento. (Mateus 5.28).
2. Exemplos de práticas sexuais ilícitas: Prostituição – Que é a venda do corpo (At 15.20). Adultério – Sexo com uma pessoa casada, (Pv 6.23). Fornicação – Sexo entre pessoas solteiras, Pedofilia – Sexo com criança, Zoofilia – Sexo com animais, (Lv 18.23-24, Dt 27.21).  Incesto – Sexo entre parentes, (Dt 27.22, Lv 20.17-19). Homossexualismo – Relações entre pessoas do mesmo sexo (Lv 18.22, Rm 1.26-17). Estas e muitas outras, são  práticas sexuais abomináveis diante de Deus, e quem as pratica, diz o Senhor: não herdará o reino dos céus, (1 co 6.10).
Interessante – O Sexo foi criado por Deus para ser praticado e desfrutado dentro dos limites do matrimônio, por isso concluímos que o sexo é puro, é santo e bom. (1 Co 7.1-5).

Baseado em vários textos da Palavra Deus, vamos ver como vencer a “imoralidade Sexual” tão comum em nossos dias:
1. Tenha controle sobre os seus impulsos sexuais (1 Ts 4.4) -  A sexualidade é um presente de Deus para o homem. Todos possuímos impulsos sexuais, porém, juntamente com os impulsos Ele criou também princípios, regras e ambientes para que possamos desenvolver as atividades sexuais com muito prazer, saúde e realização. Controlar os impulsos sexuais é regra básica. Você tem que controlá-lo, você pode controlá-lo, você vai controlá-lo, porque o sexo é que foi feito para o homem, não o homem para o sexo. É por isso que em 1 Tessalonicenses  4.5 Paulo diz que a pessoa que teme a Deus não deve usar o seu corpo com paixões e desejos descontrolados como fazem aqueles que não conhecem a Deus.

2. Fuja de toda a Aparência do Mal (2 Tm 2.22 e 2 Pe 2.8, ) – Algumas pessoas declaram: “Definitivamente eu não consigo vencer a imoralidade sexual, já tentei, mas não consigo”. Uma pessoa não pode vencer a imoralidade sexual se ela não deixar de se expôr à coisas, situações e pessoas que a estimulam sexualmente. Fuja de ocasiões, amizades, pensamentos, revistas, livros, filmes, site, programas de Tv, etc. Elimine brincadeiras de duplo sentido, piadas imorais e conversas que promovem e estimulam a sensualidade. Reconheça que você é fraco, porque nas questões sexuais, não existe ninguém suficientemente forte, você precisa da graça de Deus.

3.  Reconheça e confesse o seu pecado (Sl 32.3-5) – Segundo o salmo 32, o pecado não confessado e não abandonado gera consequências no físico (ossos), nas emoções (gemidos), e nas questões espirituais (a pesada mão de Deus).  Mas ao confessar, como experimentou o salmista; a culpa vai embora, a acusação também e o pecado desaparece.  Confesse o seu pecado e deixe, se você fizer isso, Jesus dirá para você o que disse para mulher surpreendida em adultério: “eu também não te condeno, vá e não pegues mais”.  (Jo 8.11).

4. Decida radicalmente por uma vida de santidade, no corpo, na alma e no espírito (1. Ts 5.23, Gl 5.24) – Uma coisa a gente já sabe; não há limites para os pecados de ordem sexual. Para vencer, você terá que ter uma postura radical. Gosto do texto de 1 tessalonicenses 4.7 “Porque Deus não os chamou para a impureza, mas para a santidade..” e de 1 Pedro 1.16: “Sejam santos, porque eu o Senhor Sou Santo".
Conclusão – Uma das finalidades dos mandamentos do Senhor é nos proteger. Deus não proíbe por proibir simplesmente, mas existem propósitos por trás de cada mandamento. Deus sabe que se nós seguirmos no caminho das relações sexuais ilícitas, ao invés do prazer que tanto buscamos vamos encontrar frustrações, tristezas, amarguras, abandono,  vergonha, exposição, doenças no físico, doenças nas emoções e principalmente problemas espirituais,  e isso é só o que Deus deseja evitar em nossas vidas.

5 comentários:

  1. bom! simples e direto!
    Daniel werneck

    assembleianospuritanos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, estou passando uma fase difícil no controle dos impulsos sexuais, me sinto impuro a cada dia, o sexo está sendo problema grave, pois até quando Senhor.

    ResponderExcluir
  3. TENHO 40 ANOS, E DESDE DE ADOLEÇENTE TENHO ESSE PECADO .
    TENHO CSRTEZA QUE PRECISO DE AJUDA, MAS NÃO A QUE RECORRER PARA ME AJUDAR .
    NÃO SOU FELIZ COM A VIDA QUE EU TENHO.

    ResponderExcluir
  4. Eu aprendi muito temos que ser radicais mesmo não a outro caminho obg

    ResponderExcluir
  5. desde adolecente que vivo neste mundo de pecado e tenho vergonha de min mesmo ,quero muda minha vida ,peciso de ajuda ,ja cometi tudo isso e me sinto hj aos 30 anos o homem mais infeliz do mundo .meu espirito chora por socorro.nao aguento mais ,minha alma chora por Deus .

    ResponderExcluir

Traduza a Página para seu Idioma