quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Tá na hora de crescer...

Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. 1 Coríntios 13:11

Sabemos que é muito bom ser criança, muitos podem considerar a infância a melhor fase de suas vidas, onde não se tinham obrigações, responsabilidades, sem contar a inocência....
Mas todos nós sabemos que a infância é uma fase que não se pode eternizar, por melhor que seja, pois se emocionalmente e fisicamente não crescermos passa, então, a ser uma anomalia.
Por isso no verso que lemos há três características dessa fase que devem ser superadas a fim de desfrutarmos das vantagens que só a maturidade oferece:

I - Falava como Menino (Compartilhamento 1 - Então, Você tem alguma história de como a fala da criança é diferente da fala de um adulto?2- Como é a linguagem das crianças?)
( Deixe que algumas pessoas contem histórias, e a partir dessas história, você pode listar as características da fala de uma criança)
Tais como:
a. Desconexa;
b. Sem profundidade;
c. Inoportuna;
d. Não é pesada pela responsabilidade– Essa é a principal característica.

Uma história engraçada sobre essa última característica...
Todas as crianças haviam saído na fotografia e a professora estava tentando persuadi-los a comprar uma cópia da foto do grupo.
- Imaginem que bonito será quando vocês forem grandes e todos disserem: 'ali está Catarina, é advogada', ou também 'este é o Miguel. Agora é médico'.Ouviu-se uma vozinha vinda do fundo da sala:- E ali está a professora. Já morreu..

(Compartilhamento 3 – Será que como adultos podemos falar como crianças? ) Então, muitos embora não sejam mais criança falam como criança. Por isso o Apóstolo Paulo diz que quem é adulto precisa deixar de falar como criança. Nós precisamos amadurecer, não podemos ser irresponsáveis com o que falamos. Afinal já está na hora de crescer! Não podemos mais achar normal falar as coisas de qualquer forma, ser levianos com as palavras...
Precisamos sair do nível da imaturidade no falar pra falar como pessoas adultas....
Quando eu era menino, falava como menino, mas agora... ”tá” na hora de crescer!

II- Sentia como menino- (Perguntas para compartilhar: 4 - Você já presenciou birra de criança? 5- Como as crianças agem quando são contrariadas?)
a. Um menino vive pelas emoções infantis, ele sempre vai optar pelas suas emoções. Ele não consegue racionalizar nem analisar nada. Se há um vidro de veneno e é agradável, ele bebe sem analisar se pode ou se não pode.
b. Acha que o que sente é a coisa mais importante do mundo: Eu quero aquela bola.” Ele não pensa: Não é minha, não posso tê-la agora”. Ele pensa: “eu sinto vontade de ter, e isso é tudo”.
c. Não se pode confiar em um menino, pois agora quer uma coisa depois quer outra, não tem um pensamento firme e constante.
d. Um menino emburra por qualquer coisa, fica empacado, fazendo birra, faz bico, se joga no chão. Meninos tentam ganhar as coisas no grito. Se não for do jeito que eles querem põem a boca no mundo.

(Perguntas para compatilhar- 5 - E você, será que tem momentos onde tem emoções de uma verdadeira criança? 6 -Você já identificou isso em alguma situação de sua vida?
Temos que sondar até mesmo nossas motivações quando queremos determinadas coisas, ou quando estamos sofrendo por perdermos. Porque muitas vezes somos motivados por aqueles sentimento infantil “de que é meu e que tudo é para mim.” Ou “não posso ouvir não”... Você tem que superar as emoções infantis...
Quando eu era criança sentia como criança...., mas “tá” na hora de crescer....

III - Pensava como menino – (Compartilhar - 6 Quando eu era criança pensava que se eu engolisse um caroço de larança nasceria um pé de laranja dentro de mim.. Por isso já me desesperei várias vezes quando engoli um... E vc quantas coisas você pensava quando criança que hoje se revelou como “mentirinhas”? a. Os meninos pensam que podem todas as coisas, inclusive voar, dirigir. Entretanto tem medo de coisas que consideramos insignificantes....
b. E embora tenham muitas informações, eles não têm formado seu senso de certo e errado.
c. E normalmente, compreendem tudo a partir de si mesmo. E como se o mundo estivesse girando em torno deles.

Uma história de como as crianças pensam... Isabela, 5 anos, diz à professora:-O Pedro quer namorar comigo! mas eu não quero.A Professora, achando justo e correto:-É mesmo! Você é criança, só adulto que namora.-Não é por isso não – corrige Isabela- é que vai que eu fico grávida! Você sabe quanto dói ter um bebê?

(Compartilhamento 7- E nós, como podemos amadurecer nossos pensamentos? Resposta: Devemos abandonar os pensamentos infantis.)
Adultos maduros sabem que têm limites e que não são super-heróis. Devemos crescer e saber que teremos desafios e precisamos vencê-los, pois é nossa responsabilidade. Não devemos ser irresponsáveis e esperar que as coisas aconteçam, pois adultos são caracterizados por saberem fazer suas escolhas, discernindo o certo do errado. Além de vencer seus medos e põem a mão a obra e assumem o seu papel.
Quando eu era criança pensava como criança...., mas “ta” na hora de crescer....
Conclusão: “Deixei estas coisas.”
Ninguém se torna maduro sem uma firme posição de o ser: O verbo original dá a idéia de ação. Por isso é uma escolha deixar as coisas de meninos....
E só na maturidade que:
- Herdamos a herança - a gente só pode desfrutar da herança quando crescemos...
- Geramos outros... Só na maturidade geramos e somos capazes de cuidar dos outros...
“Digo, pois, que todo o tempo que o herdeiro é menino em nada difere do servo, ainda que seja senhor de tudo; (…) Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo.” (Gál. 4:1-3) -

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma