terça-feira, 20 de outubro de 2015

CONSTRUA O SEU FUTURO - Tema: Construindo hoje o seu amanhã

                                                                                                   
INFORMATIVO DO LÍDER DE CÉLULA – Semana 43

1. QUEBRA-GELO (10 Minutos)

2. PASSANDO A VISÃO (5 Minutos) - PROJETO NATANAEL 3: Todos nós certamente temos amigos, vizinho e/ou parentes que ainda não conhecem a Cristo e nisso consiste o Projeto Natanael 3 (apresentar Jesus para 3 amigos). Baseado no de João 1:45-49 Filipe apresenta Jesus ao seu amigo Natanael.

3. LOUVOR E ADORAÇÃO (10 minutos)

4. OFERTA (5 minutos) - Texto: Josué 6:16-19 - Aqui Josué declara qual seria o destino do despojo de Jericó: o ouro, a prata e os vasos de metal e de ferro são consagrados ao Senhor e todo o restante deveria ser destruído.
No Capítulo seguinte o texto diz que Acã, filho de Carmi, transgrediu essa regra e a ira do Senhor se acendeu contra os filhos de Israel. (Js 7.1)
(Js 7:21) Acã confessa o que de fato ele pegou, fazendo com que DEUS não estivesse com o povo na guerra contra Aí, permitindo que Israel fosse vencido pelos seus inimigos.
Quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata, e uma cunha de ouro, do peso de cinquenta siclos, cobicei-os e tomei-os; e eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata por baixo dela. (Js 7.21)
A Babilônia sempre representou na Bíblia os valores destorcidos do mundo e quando Acã rouba algo considerado maldito e ainda coloca dentro de sua tenda e faz o que muitas vezes fazemos em nossas vidas ao trazer para o nosso lar “capas babilônicas”.
Acã roubou aquilo que era do Senhor já que toda a prata, e o ouro, e os vasos de metal, e de ferro são consagrados ao Senhor.

5. EDIFICAÇÃO (10 Minutos)
Série: CONSTRUA O SEU FUTURO - Tema: Construindo hoje o seu amanhã. 
Introdução: Muita gente acha que o destino é algo que é predefinido, pré-planejado. Ele é inevitável.  O cristianismo diz, não! É como se pudéssemos ouvir o próprio Deus dizer: “Estou lhe dando uma escolha”. 
Texto: Dt 30 - Deus diz: “eu vou dar-lhe uma escolha para o seu destino, não só o seu destino na eternidade, mas o seu destino aqui na terra”. Ele diz no v. 15 “Vejam que hoje ponho diante de vocês vida e prosperidade, ou morte e destruição.
Seu destino é uma escolha sua. Suas escolhas criam o seu destino. Deus diz que suas escolhas não só afetam você, mas também afetarão seus filhos. Ou seja, suas decisões influenciam a próxima geração.
Em Tiago 4:13-17, lemos:  Ouçam agora, vocês que dizem: “Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro” (V.13).
Este texto nos revela “três erros” que as pessoas geralmente cometem a cerca do seu futuro. E é sobre eles que falaremos hoje.
Observe: Ele planeja quando, onde, quanto tempo, o quê e por que ele planeja.
Pergunta: Você tem um projeto de vida para 2015? Para os próximos 5 anos? E para os próximos 10 anos?

1º Erro: Fazer alvos sem incluir a pessoa de Deus.
Para construir o nosso futuro, temos que:
1. DEFINIR NOSSAS METAS COM DEUS.
Não há uma única menção de Deus no plano de negócios. Não há uma única menção de Deus em seu planejamento. Ele sabe o que quer, ele sabe como chegar lá, mas ele se esquece de verificar tudo isso com Deus em primeiro lugar.
A Bíblia incentiva o planejamento. Jesus disse em Lucas 14: "Nenhum rei vai para a batalha sem planejamento." Jesus disse: "Ninguém constrói uma torre sem descobrir o quanto isso vai custar, caso contrário, ele pode não ser capaz de terminá-lo." (Lc 14.28)  Provérbios ensina que é tolice não planejar. O que ele se esqueceu de fazer? Ele planejou sem orar. Ele definiu objetivos sem Deus. O problema aqui não é o que ele fez, mas a manifestação de presunção e de auto-suficiência.
Pergunta: Você tem incluído Deus nos seus projetos?

2º Erro: Achar que o amanhã está garantido.
Para construir o nosso futuro, temos que:
2. CONFIAR O NOSSO FUTURO A DEUS – COMPLETAMENTE.
Planejamento sem Deus é fazer suposições sobre o amanhã. Em outras palavras, pensar que você sabe o que vai acontecer no seu futuro. Você não sabe! Falando nisso, você já reparou que você nunca houve uma manchete de jornal dizendo: "Vidente ganha na Loteria" Você nunca viu isso. Eles não podem prever o futuro. A Bíblia diz que futuro somente a Deus pertence.
Tiago diz que a previsão é pecado. É brincar de ser Deus. Resumindo: Melhor não levar amanhã em conta. Não saia por aí dizendo tudo o que vai fazer. Você não pode construir uma reputação sobre o que você vai fazer.
Quando você cria uma meta e a torna pública, avalie se você pode está fazendo “uma declaração de arrogância” ou “uma declaração de fé”. A diferença está na motivação. A quem você dará o mérito do seu sucesso? Provérbios 21:31 diz: "Você pode ter os seus cavalos prontos para a batalha, mas é o Senhor que dá a vitória." 

3º Erro: Viver adiando a tomada de decisões.
Para construir o nosso futuro, temos que:
3. TOMAR AS DECISÕES NECESSÁRIAS E AGIR IMEDIATAMENTE.
Ele diz no versículo Tiago 4.17: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado.  Este é o terceiro grande erro, ao que chamamos de procrastinação. É atrasar. É adiar. Tenho toda a intenção de mudar, mas não agora. Eu tenho o alvo de fazer isso. Quando você vai parar de mirar no alvo e vai puxar o gatilho? Faça isso agora. Procrastinar é desperdiçar a vida.
Você sabe o que você precisa fazer. Seja o que você vai fazer com sua vida, comece agora. Não espere até o próximo ano. Não espere a próxima década. Faça agora!
A Bíblia fala que há coisas que você não fazer também são pecados. Eu posso pecar por não fazer nada. A procrastinação é a armadilha sutil do “um dia eu vou…”
Um dia destes eu vou ao dentista.
Um dia destes eu vou passar mais tempo com minha família.
Um dia deste eu vou me tornar membro da Igreja, vou começar a dizimar, participar de uma célula.
Pergunta: Existe alguma decisão e/ou atitude na sua vida que você está adiando? Pode compartilhar?

O que quer que seja. Você não tem nenhuma garantia do amanhã.
Tudo o que você pretende fazer com sua vida é melhor fazer agora. Provérbios 3.27 e 28: “Quanto lhe for possível, não deixe de fazer o bem a quem dele precisa. Não diga ao seu próximo: "Volte amanhã, e eu lhe darei algo", se pode ajudá-lo hoje”.
CONCLUSÃO:
Estamos construindo o nosso futuro!
Esse é o momento de envolver Deus totalmente na sua vida. Entregar a Ele o nosso futuro e agir, pronta e rapidamente, para viver a Sua Palavra.

Se você não vai fazer nada com sua vida na próxima década por Deus, por que Ele deveria lhe dar outra década? O Senhor colocou você nesta terra para um PROPÓSITO.
Há duas coisas que você pode fazer com sua vida: GASTAR ou INVESTIR
Gastá-la, desperdiçando-a com todos os tipos de coisas - construindo sua carreira, construindo seu ninho de ovos, construindo sua riqueza, construindo sua fama. Mas você também pode...
Investi-la naquilo que vai durar mais do que ela mesma. Você deveria viver este dia de hoje como se fosse o último, porque você não sabe quando e nem como será seu último dia. Talvez você tenha dito, um dia destes eu realmente vou me envolver com o Senhor. Eu realmente vou servi-lo. Não, você não vai. É apenas uma desculpa. Faça isso agora. Faça isso Hoje. Hoje é o dia é seu dia.


AVISOS(10 Minutos)
● Líderes e discípulos, atentem para a escala de oração em favor da construção do nosso segundo templo. ● Estimulem seus discípulos a abrirem novos Grupos de Evangelismo
    (Temos apostilas do GE Pai Nosso na Sua Casa – R$10,00.
● Estamos arrecadando doações para o Bazar Missionário
    (deixar com Márcia, Michele ou na Secretaria da Igreja).
● Dia 8/11 – Dia para Missões (Seja um voluntário)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma