terça-feira, 18 de agosto de 2015

A identidade de filho de Deus- identidade de Cura


QUEBRA-GELO (10 Minutos) – Qual a melhor lembrança que você tem da sua infância?
2. PASSANDO A VISÃO (05 minutos): Evangelismo e integração, 2. Pastoreamento e Discipulado, 3. Treinamento de líderes, 4. Comunhão, 5. Crescimento e Multiplicação.
3. LOUVOR E ADORAÇÃO (15 minutos)
4. OFERTA (5 minutos)
5. EDIFICAÇÃO
Texto: Jr. 8.22
    No sexto século o profeta Jeremias perguntou com tristeza: “Não há nenhum bálsamo em Gileade, não há médico?” (Jeremias 8:22)
O Bálsamo de Gileade era uma espécie de óleo muitas vezes usado em incensos e perfumes, era um dos luxos do Oriente Médio. Estava entre os ingredientes do óleo da unção dos reis e sacerdotes. Ester recebeu cuidados de beleza e massagens “com óleo de bálsamo” antes de comparecer perante o rei persa Assuero. — Ester 1:1; 2:12. Mas a principal característica e utilidade deste bálsamo de Gileade eram suas propriedades terapêuticas, pois era capaz de curar. A literatura antiga muitas vezes menciona a capacidade que esse bálsamo tinha de curar e restaurar, especialmente feridas. Diante disto podemos entender porque o profeta Jeremias perguntou: “Não há nenhum bálsamo em Gileade?”, pois a situação da nação de Israel naquela época era de total degradação espiritual: “Desde a sola do pé até a cabeça não há nele nenhum ponto são, somente machucados, vergões e ferimentos abertos que não foram limpos nem enfaixados nem tratados com azeite.” (Isaías 1:6) Mas o povo não reconhecia que estava numa situação lamentável, por isso não procurava a cura. E nos dias de Jeremias, só lhe restava lamentar: “Rejeitaram a própria palavra do Senhor, e que sabedoria é que eles têm?” Se eles tivessem se voltado para Deus ele os teria curado. “Não há nenhum bálsamo em Gileade?” Sem dúvida,  essa pergunta era o clamor de Deus para que o povo procurasse voltar-se a Ele porque nele havia cura. Assim também como aquele povo muitos estamos feridos, machucados, cultivando as feridas em nossas almas como se não houvesse jeito para essas enfermidades, outras vezes se utilizando desta “desculpa” para continuarmos prostrados e “lambendo as feridas”. Assim como o profeta devemos perguntar: “Não há bálsamo em Gileade” que alivie as feridas emocionais e espirituais dos que sofrem? Como filhos, Deus nos chama a ter sua identidade, a identidade de um povo curado, vivendo uma vida de vitoria sobre nossas frustrações, decepções, traições, rejeições. Deus entende nossa dor, mas quer que busquemos a cura através de seu bálsamo curador, que é  a Sua própria vida em nós.

Compartilhamento: (Ore com todos os presentes a fim de que esse momento seja um momento de cura e restauração, lembrando que não existem respostas certas e erradas, e que não se deve escandalizar ou menosprezar qualquer resposta e ainda que as respostas são direcionadas para reflexão sobre a  vida da própria pessoa e não das outras).
1.     Numa escala de 0 a 10, em se tratando de feridas, dores ressentimentos, sentimento de frustração e poder de recuperação, qual nota você daria para sua alma?
2.   Há alguma experiência em sua vida emocional que você conseguiu superar e agora pode testemunhar?
3.     No que diz respeito a relacionamentos, existe algo ou alguma coisa que ainda o incomoda?
4.     Se você pudesse apagar uma lembrança de sua memória, qual você escolheria?
5.  Se você identifica em você algum tipo de ferida na alma, o que se sente desafiado a fazer a partir de hoje?

AVISOS
- Dê ênfase nas das três grandes Festas no Domingo dia 23 de agosto, ressaltando o horário: 9 horas da manha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma