quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

O VERDADEIRO NATAL (Compartilhado)

Quebra Gelo
1. Como era comemorado o natal em sua casa quando você tinha 10 anos de idade?
2. Qual a melhor lembrança que o dia de Natal lhe traz?
Leia Comigo: Mateus 2.1-12
v.11 “Entraram na casa e encontraram o menino com Maria, a sua mãe. Então se ajoelharam diante dele e o adoraram. Depois abriram os seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra.”
Introdução:
O texto relata que pela ocasião do nascimento de Jesus, dois grupos bem diferentes o foram visitar; o grupo dos magos, que provavelmente eram sacerdotes-astrólogos do antigo império persa; e o grupo dos pastores que, segundo o livro de Lucas 2.8-16, estavam ali por perto cuidado dos seus rebanhos durante a noite quando foram surpreendidos por um anjo que lhes avisou sobre o nascimento do Salvador.
Como eram bem distintos, é certo que existiam muitas diferenças entre eles (os e magos e os  pastores), mas vamos nos concentrar apenas cinco dessas diferenças:

1-Eles possuíam diferenças culturais - Os pastores eram israelitas enquanto os magos eram persas. Eles possuíam costumes completamente diferentes: a comida, as roupas a língua, etc.
2-Eles possuíam diferenças Intelectuais – Os pastores eram homens simples com muito pouco estudo, enquanto que os magos eram astrólogos estudiosos.
3-Eles possuíam diferenças sociais – É muito provável que os pastores eram trabalhadores contratados para cuidar dos rebanhos alheios e por isso homens de classes sociais mais pobres, já os magos, a julgar pelos presentes que deram, podemos dizer que eram homens muito ricos.
4-Eles possuíam diferenças Geográficas - Os pastores moravam ali mesmo na palestina, já os magos estavam vindo de regiões muito distantes.
5-Eles possuíam diferenças Religiosas - Os pastores eram da religião dos judeus, adoravam um único Deus Jeová, enquanto os magos eram sacerdotes pagãos que adoravam vários deuses.
Apesar de tantas diferenças(cultural, intelectual, social, geográficas e religiosa), eles puderam ir, conhecer e adorar o filho de Deus que havia nascido.
A visita desses grupos tão diferentes nos dias do nascimento do salvador do mundo nos ensina algumas coisas preciosas a respeito do verdadeiro natal:
1O verdadeiro natal é acessível a todos e em todos os tempos - O verdadeiro natal não é algo do primeiro século restrito a um grupinho de pessoas, o natal tem uma mensagem universal, para todos os povos, todas as raças, todas as tribos, todas as nações de todas as línguas em todas as culturas. Não importa qual seja o seu nível intelectual ou financeiro, a sua situação geográfica, de perto ou de longe. Não importa qual é sua religião. Não importa se você é rico ou pobre, preto ou branco, não importa, Deus te convida para o verdadeiro natal.
2. O verdadeiro natal é o nascimento do filho de Deus- O verdadeiro natal não é papai Noel, não é árvore de natal, não é 25 de dezembro, o verdadeiro natal é o nascimento do filho de Deus.
3. O verdadeiro natal é parte do grande projeto de Deus para salvar o homem - O nascimento de Jesus (natal) aconteceu com um propósito (Mt.1.21). Jesus veio ao mundo com o propósito de salvar o homem dos seus pecados. O pecado fez de nós inimigos de Deus e por isso fomos eternamente condenados. O nascimento de Jesus trouxe esperança, trouxe o favor de Deus para nós.
Natal não acontece quando se troca presentes, ou quando se monta árvores de natal. O natal acontece quando deixamos o Rei dos Reis nascer em nós.
Quando o verdadeiro natal acontece, ele traz consigo libertação, ele traz salvação. Foi o que aconteceu na casa do pecador Zaqueu (Lc. 19), quando Jesus viu a transformação que havia acontecido na vida de Zaqueu, disse: “hoje houve salvação nesta casa”.
Compartilhando a Palavra
  1. Considerando as diferenças mencionadas acima, quando é que você encontra mais dificuldade para pregar o evangelho a uma pessoa? Quando:
    1. A religião dela é bem diferente da minha.
    2. O nível social dela é bem acima do meu.
    3. O nível intelectual é mais elevado que o meu.
    4. Outro.
  2. Quando foi que o natal deixou de ser para você apenas uma dia comercial do mês de dezembro e passou a significar exatamente o que este texto de Lucas retrata. "Pois, na cidade de Davi, nasceu hoje o Salvador, que é o Cristo, o Senhor"
  3. Em sua opinião, qual deve ser a postura dos servos de Deus diante de tantos símbolos natalinos (Papai Noel, árvore de Natal, Duendes, etc.), que não tem nada a ver com o verdadeiro natal.
    1. Acho que os servos de Deus devem evitá-los.
    2. Eu acho que os servos de Deus deve usá-los.
    3. Outro.
  4. Considerando que Jesus não nasceu em 25 de dezembro e que o natal hoje é basicamente um motivo para aquecer o comércio, você acha que o cristão devem celebrar o natal?
    1. Sim, devemos aproveitar estes dias para falar do propósito do verdadeiro natal.
    2. Não, é uma festa (pagã), mundana e devemos nos manter longe disso.
    3. Outro.
Conclusão
Se o natal que você experimenta não passa de um dia de festa com alguns amigos e parentes. Se a sua experiência de natal não tem trazido libertação e salvação para sua vida e para sua casa; chegou a hora de você se abrir para o verdadeiro natal.
O natal que os homens inventaram é comercial, e cheio de mitos, paganismo, misticismo e mentiras,  ignorá-lo seria muito sábio, porém você não pode ignorar o verdadeiro natal, pois isso acarretaria conseqüências eternas. Então, hoje mesmo, abra o seu coração, aceite a Jesus como o seu Senhor e Salvador e deixe o Senhor nascer dentro de Você.  (Ele é verdadeiro Natal)

Avisos
Domingo dia 28
PLANTIL Especial - saindo da igreja 8h. 
Vamos ter a festa da multiplicação - No culto.
Vamos comemorar o dia do Discipulador - No Culto.
Vamos consagrar os irmãos Francisco e Irene ao Diaconato - No culto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma