quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Sermão do Monte - A Verdadeira Felicidade

1. QUEBRA-GELO (10 minutos): Quem em sua família merecia ganhar o "Prêmio Nobel da Paz"?

PASSANDO A VISÃO (05 minutos): Evangelismo e integração, 2. Pastoreamento e Discipulado, 3. Treinamento de líderes, 4. Comunhão,    5. Crescimento e Multiplicação.
3. LOUVOR E ADORAÇÃO (15 minutos) Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Salmos 19:1
4. OFERTA (5 minutos)  - Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, que ele é o que te dá força para adquirires riqueza; para confirmar a sua aliança, que jurou a teus pais, como se vê neste dia. Deuteronômio 8:18
5. EDIFICAÇÃO (45 minutos) 
Textos Bíblicos: Mateus 5. 1-12
Introdução
No último domingo a palavra foi baseada em um dos textos mais conhecidos e impactantes  de toda a bíblia sagrada: O sermão do Monte. Seria difícil imaginar uma pregação mais revolucionária do que o este Sermão pregado por Jesus e que está registrado nos capítulos 5, 6 e 7 do livro de Mateus. Jesus já estava pregando o evangelho do reino (Mateus 4:23) quando sentou num monte na Galileia, chamou os seus discípulos a parte e começou a falar algumas das palavras mais desafiadoras de todos os tempos. Ele introduziu o seu sermão com uma lista de qualidades espirituais conhecidas como as "bem-aventuranças" (ou "Felizes"), (Mateus 5:3-12). Nestes versículos Ele vai dizer que a verdadeira felicidade só pode ser desfrutada pelos: pobres de espírito, os que choram, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os limpos de coração, os pacificadores, os perseguidos. A fim de conhecermos melhor o segredo da verdadeira felicidade vamos ver hoje o que significa as quatro primeira bem-aventuranças.  
  1. O Pobre de espírito - É o servo que tem consciência de sua miséria espiritual - ele sabe que diante de Deus está falido, que não tem nada para dar ou reivindicar. Que não pode comprar nada, que vive do favor de Deus, tão somente.
  2. Os que Choram - Não são aqueles que choram pelo luto ou pelas perdas materiais, mas aqueles que choram por sua própria condição de pecado. Isto aqui é como um estágio, primeiro reconhecemos a nossa miséria, depois lamentamos, choramos por causa disto. Enquanto a pobreza espiritual fala de confissão, o choro fala de contrição, de quebrantamento. 
  3. Os Mansos - Mansidão tem haver com "auto controle". O contrário de manso é a  valentia  e a  arrogância dos que não levam desaforo para casa. O manso tem consciência de quem ele é. Faz uma estimativa correta de si mesmo, por isso, não grita, não esbraveja, antes se inclina, reconhece.  
  4. Os que têm fome e sede de justiça - O texto está falando de uma fome espiritual. Porque os servos de Cristo não podem ser como os mundanos que vivem em função de  bens materiais, antes devem buscar primeiramente o Reino de Deus com a sua verdade e sua justiça (Mt 6.33).
Extraindo e Aplicando a Mensagem
  1. Se você fosse dar uma nota para o seu nível de felicidade, qual nota daria?
  2. Entre as quatro bem-aventuranças que estudamos hoje, qual é a que mais te desafia?
  3. Silenciosamente, dê a si mesmo uma nota de 1 para (muito baixa) e 4 para (muito alto) para cada uma das qualidades espirituais tratadas aqui hoje. (Para o líder da célula - coloque uma música de fundo  e peça para os irmãos fecharem os seus olhos enquanto vão avaliando cada um dos  itens abaixo  que você vai mencionar e depois ore com todos).
    1. Pobre de espírito - Neste ponto, como você tem levado a sua vida? você tem reconhecido a sua falência espiritual e necessidade de Deus? Está claro para você que a sua relação com Deus só é possível por causa da Sua graça. Você demonstra em sua vida ter  a consciência que não pode conquistar o amor de Deus por você mesmo? 
    2. Choro - Você sente dor por seu pecado? Você chora e se angustia por causa de seu pecado? Você costuma ter experiências de quebrantamento e contrição diante de Deus? Você tem tido consciência de sua miséria espiritual e por isso não esbraveja, não grita, antes controla-se?
    3. Manso - Será que você precisa parecer sempre muito forte, controlador, dono da situação? Você tem mesmo que ganhar todas as discussões? Você não acha que talvez seja hora de deixar o Espírito Santo controlar a sua vida, sua reações, emoções e sentimentos? 
    4. Fome espiritual - Você tem fome de quê? As suas energias, tempo e dinheiro são gastos principalmente com o quê? Qual é o nível do seu comprometimento com a verdade e a justiça do Reino de Deus?  
  4. Considerando esta mensagem, o que muda em sua vida a partir de hoje? 
Conclusão
No Sermão do Monte Jesus nos desafia como seu povo a sermos "diferentes". Não importa o que o mundo diga ou pense, o alvo de Cristo é gerar um povo exclusivo seu, que seja diferente, como ele mesmo é. Se este povo de fato, for diferente das outras pessoas, então ele terá encontrado a verdadeira felicidade.

INTERCESSÓRIA (10 minutos)
7. AVISOS (10 minutos)
Veja os avisos no relatório do líder de célula.

 DICA APROVADA:.  Dê uma ligada, ou faça uma visita ao irmãos que porventura tenha faltado a reunião da célula para comunicar o seu amor e a falta que ele fez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma