quarta-feira, 21 de maio de 2014

Aprendendo com a família do Filho Pródigo


1. QUEBRA-GELO (05 minutos): Você tem idéia por que seus pais escolheram o nome que você tem?


2. PASSANDO A VISÃO (03 minutos):
Evangelismo e integração, 2. Pastoreamento e Discipulado, 3. Treinamento de líderes, 4. Comunhão,    5. Crescimento e Multiplicação.

3. LOUVOR E ADORAÇÃO (12 minutos)-  “Clamo ao Senhor, que é digno de louvor, e sou salvo dos meus inimigos” 2Sm 22.4

4. OFERTA (5 minutos)- “Todo sacerdote ungido, descendentes de Arão, também preparará essa oferta.” Lv. 6.22b

5. EDIFICAÇÃO (30 minutos) 
Leia Comigo: Lucas 15. 11-24
Continuando com o nosso tema estudado neste mês, temos uma família bem peculiar no texto de Lucas capítulo 15 que apresenta algumas considerações importantes sobre família. O texto fala da família do filho pródigo onde aparece o Pai e seus dois filhos, o mais novo pede ao pai logo o direito de sua herança e vai embora para um lugar longe, enquanto o mais velho, embora não menos problemático,  fica ajudando o pai. Um dia depois de gastar todo o dinheiro e quase chegar a passar fome o filho distante cai em si e retorna para a casa do pai, arrependido, quer apenas ser tratado como empregado, mas o pai generoso faz uma grande festa, compra-lhe presentes e o recebe como alguém que estava morto e reviveu. Esta história tão conhecida nos aponta para algumas questões importantes da família, pois ela retrata o relacionamento de um pai amoroso com seus filhos e  atitudes deste que fazem desta família tão especial. A principio foram duas que podemos observar: 01 -  Na família nem sempre as coisas saem como planejamos, 02 – Devemos sempre fazer o melhor.


APLICAÇÃO DA MENSAGEM.
1. Por que você acha que acontecem tantos problemas nas famílias?
        a. Os membros não cumprem seu papel dentro da família;
        b. A  Mídia ataca a família;
        c. A família também tem sido alvo do inimigo;
        d. A família  é algo muito frágil e as pessoas ainda não entenderam o que é ser família.
        e. outros...
2 .Você conhece alguma história de boas famílias e que mesmo assim as coisas parecem ter saído do controle? Você pode relatar?
3.Esta família de Lc 15 apresenta características bem próprias  e pessoas bem peculiares de uma família como o amor incondicional do pai, o problema com dinheiro(herança antecipada), a  rebeldia do filho mais novo e também seu arrependimento, assim também a amargura e ciúme do mais velho. Na sua família você se identifica com alguma dessas pessoas ou alguma dessas características citadas? Qual?
4.Se você já passou por um problema ou situação difícil e superou em sua família, o que te ajudou, ou o que você fez para vencer essas situações difíceis como essas apresentadas aqui?
5. Você consegue reconhecer neste texto(Lc 15) uma atitude prática que demonstra o bom caráter daquele pai?
6. Há um área em especial que você gostaria que fosse mudado em sua família?
          a. comunicação
          b. amor
          c. finanças
          d. unidade
          e. outros
7. Considerando que mesmo as coisas não saindo conforme o planejado, devemos fazer o melhor dentro da nossa família, qual o conselho que você daria para uma pessoa que quer melhorar a família?(investir mais, aprender sobre a área de conflito, orar, buscar conselheiros, etc.)
8. Quanto a você, você considera que há alguma área que você poderia melhorar com relação a sua família? (Quer compartilhar?)
9. Quais atitudes, na prática, que a partir de hoje você tomará a fim de ter uma família abençoada?
Conclusão
Sabemos que a família é alvo do inimigo e por isso sofreremos constantes ataques. Precisamos crescer e aprender a viver em família, fechar as brechas. Ninguém nasce sabendo ser pai, mãe, irmão, filho, todos precisamos buscar conhecimento fazendo o melhor que pudermos a fim de vermos nossas famílias cumprindo a sua vocação que é refletir a glória e o caráter de Deus aqui nessa terra.



7. AVISOS (05 minutos)
1. Atenção - Congresso DOC - dias 6, 7 e 8 de junho (Faça a sua inscrição antecipada, é mais barato).
2. Culto de Celebração
 para adulto e crianças as 18 horas.
3. PLANTIL. Terça a partir das 20 horas.
4. Oração - todas as quartas de 6h às 6h45m no templo da igreja.
5. Quarta da Consagração Todas quartas feira estamos de Jejum até 17 horas.
6. Oração - Mães de Joelho, Filhos de pé – toda sexta às 18h.
DICA APROVADA:
 "Ame os membros da sua célula! Jamais fale de seu grupo de forma negativa ou desdenhosa; trate-os como vencedores e eles responderão como tais!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma