quarta-feira, 4 de julho de 2012

Curando relacionamentos






Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês. Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: 'Deixe-me tirar o cisco do seu olho', quando há uma viga no seu? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho,  e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão. Mt 7.1-5


Introdução
Deus criou o homem para se relacionar com Ele. A base de todo homem são os seus relacionamentos. Ninguém cresce isolado. É se relacionando que nos desenvolvemos. Nossos relacionamentos moldam nosso caráter e também o que somos emocionalmente. Eles são tão importantes que Jesus resumiu toda a Lei em dois mandamentos: o relacionamento entre Deus e o homem e o relacionamento entre homens e homens.

Sabemos que toda relacionamento exerce influência em nossa vida. Foi por causa do relacionamento de Deus com um homem que a terra foi preservada (Noé). Foi o relacionamento entre Nora e Sogra(Ruth e Noemi) que possibilitou uma mulher de outra nação ser a Bisavó do Rei Davi...Ascendente de Jesus.

Mas também foram relacionamentos desaprovados que fizeram homens como Sansão, Salomão e Acabe se desviarem do propósito de Deus.

Enfim, a vida é feita de relacionamentos! Mas apesar disso, eles têm sido o maior desafio das nossas vidas. Muitas pessoas têm crescido intelectualmente, financeiramente, mas quando são desafiados a se relacionar suas feridas, traumas, imaturidade veem à tona. Elas têm ideias erradas a respeito do que é um relacionamento saudável e o poder que eles exercem sobre nós.

Há pessoas doentes e perturbadas emocionalmente porque um dia foram injustiçadas e machucadas por pessoas. Já falamos que O perdão promove reconciliação onde a indiferença quebrou relacionamentos.

Por isso precisamos entender que a CURA INTERIOR também significa cura de relacionamentos, pois são eles uma necessidade humana. Assim listamos 04 verdades sobre relacionamentos, visto que Deus nos criou com esta necessidade, é porque Ele quer que vivamos de forma plena e de maneira que eles sejam instrumentos de alegria e cura para nossa vida:


1º - Ninguém é perfeito;
“Nós não somos perfeitos, não viemos de uma família perfeita, não temos um casamento perfeito, não temos filhos perfeitos nem frequentamos uma igreja perfeita. Consequentemente, nós temos queixas uns dos outros. Na verdade, nós decepcionamos as pessoas e as pessoas nos decepcionam. Nossas fraquezas e feridas se revelam em nossas palavras e atitudes. Sem o exercício do perdão ficamos entupidos de mágoas e a mágoa gera raiz de amargura no coração. Não somente isso, a amargura perturba a pessoa que a alimenta e contamina as pessoas ao redor.” (H.D. Lopes)

Há pessoas que a opinião que elas têm de outras pessoas é a que ela herdou de outros. Muitas opiniões que você nutriu de outras pessoas estão recheadas de feridas, despeito e desamor.

Tenha certeza que se você assumir a posição de cobrar menos e ser mais clemente e compassivo com os erros dos outros você vai viver melhor.

Quem perdoa uma ofensa mostra que tem amor, mas quem fica lembrando estraga a amizade Pv.7. 9(BHL)

2º - Ninguém é igual;
Todos somos diferentes. Normalmente olhamos as pessoas com os óculos da nossa experiência. Acontece que cada um teve uma experiência de vida que fez dela o que é. É claro que isso não deve ser usado para justificar comportamentos criminosos, doentio, mas infelizmente por trás de muitos desses comportamentos há experiências negativas com relacionamentos frustrados, abusivos...

Para vivermos relacionamentos saudáveis devemos aceitar que pessoas são diferentes e não devemos exigir que todos sejam como nós, faça como faríamos, tenha a reação que teríamos, pois isso também é doentio.

Quando você exige (consciente ou inconscientemente) que alguém seja como você a fim de aceitá-lo você machuca e é machucado. E normalmente é assim que vivemos, constrangendo, impedindo as pessoas de crescerem e aprenderem. Atenção! Maridos, mulheres são diferentes de homens! Mulheres, homens não são como você. Pessoas têm temperamentos, educação, histórias diferentes e aceitar isso é um passo importante na cura dos relacionamentos.

3º - Deus nos mede pela medida que medimos;
Seu julgamento é uma semente plantada que, pela lei, algum dia terá de colher. Então semeamos um julgamento minúsculo e colhemos, vez após vez, mais e mais em nossa vida. A medida que você usar, será a medida usada em você.

Somos treinados a ver de longe as falhas das pessoas. Somos críticos, justiceiros. Essa tem sido a medida que estamos medindo. Decida ser misericordioso com os erros das pessoas. Aquele que não tiver misericórdia, também não será tratado com misericórdia. Se você é do tipo que quer colocar todos os pingos nos “is”, assim será a sua vida, você terá que dá conta de tudo.

4º- Deus fará acontecer a você aquilo que você faz acontecer na vida das pessoas. 
Essa é uma verdade que as pessoas esquecem. “Aquilo que o homem semear, isso também ceifará”. (Gl. 6.7). Há muitas vidas amarradas, portas fechadas na vida das pessoas porque assim elas decidiram tratam os outros. Decida tratar qualquer pessoa com respeito, mesmo quando elas não merecem. Seja verdadeiro, mas não precisa ser mal educado... Use sempre a verdade com amor....Seja um pacificador e não um motivador de contendas... Que a sua língua seja medicina, no tempo certo e na dose certa! Creia, você colherá tudo aquilo que plantar nos relacionamentos. Muitas vezes de onde você menos espera, terá o favor de pessoas que nem te conhecem, Deus inclinará o coração das pessoas para você, quando resolver usar a lei da semeadura.

Conclusão
Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantermos comunhão com os outros, e o sangue de Jesus, seu filho, nos purifica de todo pecado. (IJo. 1-7)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma