quinta-feira, 31 de maio de 2012

JESUS, O VERBO DE DEUS

Introdução – Jesus é o verbo de Deus, mas o que significa isso? Significa que Jesus é a própria palavra de Deus encarnada e cumprida, significa que Jesus é a máxima revelação de Deus. Significa que tudo a respeito de Deus pode ser entendido e encontrado na pessoa de Jesus. 
Pensando nisto, baseado no primeiro capítulo de João vamos ver cinco verdades a respeito do Verbo de Deus:
 Leia Comigo João Capítulo 1
  1.  O Verbo é Eterno “No princípio era o verbo...” (Jo 1.1).
    1. No princípio de todas as coisas ou de qualquer coisa Ele “Já era”. Já existia antes de todas as coisas.
    2. Quando tudo teve o seu começo, o verbo estava lá, não como alguém que passou a existir, mas como o agente de tudo o que veio à existência.
    3. Ele é de eternidade a eternidade, ou seja, Ele nunca teve um começo, ele sempre existiu porque é eterno e a eternidade é um atributo exclusivo de Deus.
  2. O Verbo  é pre-existente em uma relação pessoal com Deus na eternidade “...e o verbo estava com Deus...” (Jo 1.1).
    1. O que o apóstolo João quer dizer é que o verbo não é uma força, uma energia, mas que o verbo é uma pessoa que já na eternidade interagia com Deus em uma relação perfeita.
    2. Ele já existia em uma relação plena e harmônica com Deus, relação esta que sempre existirá. Porque Ele é uma pessoa e não uma força ou uma energia.
    3.  Jesus como Deus não passou a existir depois que nasceu em Belém. Ele é o Pai da eternidade, ou seja Ele criou tanto o tempo como a eternidade e nela coexiste com Deus
  3.  O Verbo é Divino “... e o verbo era Deus” (Jo 1.1).
    1. O verbo não é apenas eterno e pessoal, mas, também, divino. Ele é Deus.
    2.   O Deus único e verdadeiro constitui-se em três Pessoas distintas, porém, iguais, da mesma essência e substância.
    3.  De forma que Jesus “o verbo” não é uma criatura, mas o criador. Ele não é um ser inferior a Deus, mas o próprio Deus. Embora, distinto do Deus Pai, é da mesma essência e substância. Ele é divino.
  4. O Verbo é Criador de todas as Coisas“Todas as coisas foram feitas por intermédio dele,...” (Jo 1.3)
    1. O verbo não foi causado, mas ele é causa de tudo o que existe. O verbo não foi criado antes de todas as coisas, mas é o criador do universo.
    2. Ele é origem de todas as coisas. Ele é o criador do universo.
    3. O verbo é o agente criador de tudo que existe, das coisas visíveis e invisíveis. Sem ele nada que foi feito se fez.
    4. É por isso que Paulo diz e m Cl 1.17 “Ele é antes de todas as coisas, Nele, tudo subsiste. 
  5. O Verbo é Jesus  – “E o verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai” (Jo 1.14).
    1. O eterno entrou no tempo, se encarnou e habitou entre nós. Por isso que o seu nome é Emanuel (Deus conosco)
    2.  Paulo diz que Ele é: “A imagem do Deus invisível”. Em Filipenses 2 o apóstolo Paulo diz que mesmo ele sendo Deus, deixou de lado os privilégios de ser Deus e se tornou um ser humano.
    3.  Deus se fez homem, o Senhor dos senhores se fez servo para nos revelar o tremendo  amor de Deus.




Conclusão 

Jesus é o verbo eterno, divino, pessoal, criador, Deus encarnado. Ele é santo, exaltado acima dos querubins. Ele é o Senhor da glória que assumiu  o meu e o seu lugar. Ele se fez maldição por causa do meu e do seu pecado. Ele é quem diz: Vinde a mim, todos vocês que estão cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma