quinta-feira, 19 de abril de 2012

Como Vencer o Pecado da Gula


Quebra-Gelo
Batata quente – Prepare uma caixa, embrulhe-a com papel liso, e escreva  a palavra “pecado” do lado de fora. Os membros devem passar a caixa um para o outro enquanto a música estiver tocando. Quando a música parar, quem estiver com o “pecado” será eliminado. O vencedor será aquele que chegar ao final sem o pecado.

Introdução
Enfim, chegamos ao último pecado da lista dos chamados “Pecados Capitais”, o pecado da gula. A gula é comer sem necessidade, sem sentir fome, comer além do limite, compulsivamente. O glutão é a pessoa que não come para viver, mas vive para comer.
Leia Comigo: Filipenses 3:19
Interessante: Na maioria dos textos bíblicos a gula está relacionada a festas e banquetes regados a muita bebida e comida. Na Roma Antiga existia uma orgia chamada “festa de Baco”, onde as pessoas entre outras coisas abomináveis comiam e bebiam e depois se dirigiam até um lugar apropriado onde provocavam o vômito afim de aliviar o ventre, para então, voltar e comer e beber.
Baseado na Bíblia vamos ver alguns motivos por que a gula é pecado:
1.     A gula é pecado porque a pessoa faz da comida um tipo de ídolo. (Fl 3.19)
O glutão coloca o prazer de comer acima de qualquer coisa e conforme diz o apóstolo Paulo em (Fl 3.19) a pessoa faz do seu estômago o seu senhor, o seu ídolo, que governa e dirige a sua vida, tomando o lugar do próprio Deus.
2.     A gula é pecado, porque enquanto o glutão come mais que o necessário, tem gente que não tem o necessário para comer.
O guloso se farta em suas orgias enquanto milhares de pessoas a sua volta estão morrendo de fome. Um grande exemplo bíblico disto é a história contada por Jesus, onde um ricasso se esbaldava em seus banquetes sempre regado a muita bebida e muita comida, enquanto Lázaro passava fome à sua porta (Lc  16.19-31). Na igreja de Corinto vemos o apóstolo Paulo dando uma dura nos irmãos por causa deste tipo de insensatez justamente na hora da ceia do Senhor. (1 Co 11.21).
3.     A gula é pecado porque faz mal ao corpo que é templo do Espírito Santo (1 Co 6.19)
Os vícios sempre prejudicam o homem, e o excesso de comida no organismo vai trazer problemas para o corpo como sobre peso, distúrbios cardiovasculares, elevação de taxa de colesterol e de açúcar no sangue entre outros.
Como Vencer a Gula?
1.     O problema pode ser resolvido com reeducação alimentar - (Lv 3.17)
Na verdade, mesmo diante de tanta informação a maioria de nós somos mal orientados quanto a alimentação. De alguma forma nos foi passado que o que vale é a quantidade e não a qualidade do que comemos. Alguém disse: “Você é o que você come”. Se somos o que comemos, então teremos que definitivamente reaprendermos a comer, se possível com a orientação de um profissional. O próprio Deus teve o cuidado de orientar e direcionar o seu povo no tocante a alimentação. (Levítico 3.17)
2.     O problema pode ser resolvido com  um tratamento nas emoções.
Há algumas situações em que o comedor compulsivo não está necessariamente querendo satisfazer o seu estômago, mas a sua alma. Há casos de obesidade mórbida que começaram a partir de uma decepção amorosa, por exemplo, outros que começaram por causa da perda do emprego ou de um ente querido. Questões emocionais podem sim levar ao descontrole do apetite.
3.     O problema pode ser resolvido com entendimento espiritual.
O que quero dizer é que muitas pessoas comem por estarem tentando preencher um vazio existencial que só pode ser preenchido por Jesus. Foi em João 6.35 que Jesus declarou: “Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome…” . Muitos glutões na verdade são famintos espirituais e não sabem, mas a palavra de Jesus para eles é “Nem só de pão viverá o homem mais de toda a palavra que sai da boca de Deus.”. (Mt 4.4). Em Isaías 55.1 Ele faz um convite pra todos que querem saciar a sua fome espiritual: “Venham, todos vocês que estão com sede, venham às águas; e, vocês que não possuem dinheiro algum, venham, comprem e comam!...”
Conclusão - Como o profeta Daniel precisamos desenvolver o hábito de jejuar regularmente. Alguém disse que se você for capaz de controlar o seu apetite, será capaz de se disciplinar em qualquer área da vida. Que a oração do salmista no salmo 141, seja também a nossa: “Põe guarda, SENHOR, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios…”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma