quarta-feira, 11 de abril de 2012

Como Vencer a Avareza

Quebra-Gelo 
Ofereça um prêmio para quem repetir esta frase três vezes sem dar um nó na língua. 


“Um pé de guariroba, guarirobadinho, quem bem o desenguarirobar, bom desenguaribobador será”
Leia Comigo: Lucas 12. 13-34
Introdução: Hoje vamos falar sobre o pecado da avareza. “Avarento” é a pessoa que comete o pecado da avareza, porém  existem outros nomes mais populares para definir quem tem avareza: Mesquinho, miserável, pão duro, sovina, unha de fome, mão de vaca, entre outros. O avarento é a pessoa que se deixou dominar pela cobiça, e que desenvolveu uma apego sórdido, “extremo” ao dinheiro e fez disto o seu estilo de vida.

Interessante: Personagens famosos e muito engraçados como; o Tio Patinhas criado pelos estúdios Walt Disney em 1947,  e  o seu “Nonô Correia” criado pela rede Globo e interpretado pelo ator Ary Fontoura na década de 1980, conseguiram fazer milhões de pessoas sorrirem e se divertirem quando personificaram a avareza e ganância com suas próprias vidas, porém a avareza é pecado, e o pecado mata (Rm 6.23), e isso não é nada engraçado.
Neste texto de Lucas 12.13-34 Jesus nós dá várias diretrizes para vencermos a avareza e a ganância.  Vamos ver quais são estas diretrizes:

1. Não dê aos bens materiais mais importância e poder do que eles possuem. (vs.15-20)
a.   Não importa quantas riquezas você tenha; você não é o dono de sua própria vida. Deus é o dono da vida, ela dá e ele tira quando bem quer e entende.
b.  A importância exagerada nos bens materiais faz do homem um controlador de pessoas e coisas, e por causa  disso ele acha que pode controlar o tempo, as circunstância, a vida e a morte, o que é um engano.
c.   O grande valor que as pessoas creditam aos bens materiais faz que elas deixem de considerar algumas coisas; que suas riquezas podem acabar, seus bens podem ser roubadas ou destruídos e até mesmo que elas podem morrer a qualquer momento.

2.  Não permita que a  preocupação pelo seu bem estar domine a sua vida (vs. 22-25)
a.   Normalmente a preocupação inverte os valores das coisas, porque dá mais atenção a questões que deveriam ficar no segundo plano, por exemplo concentra-se mais na comida que na vida ou mais na roupa que no corpo e assim por diante. 
b.  Uma das razões por que não devemos deixar que a preocupação nos domine é pelo simples fato de que não adianta preocupar-se. A preocupação não contribui e não acrescenta absolutamente nada. Além de desonrar a Deus, o máximo que a preocupação consegue é desgaste emocional e físico.

3.  Use os seus bens materiais para promover a expansão e o crescimento do reino de Deus (v.31)
a.   Podemos buscar a promoção do reino de Deus de muitas formas; com nossos serviços com nosso dons, porém uma das maiores evidências de que vencemos a avareza é a nossa fidelidade nos dízimos e nas ofertas. Disse-lhes então: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.. (Lc 20:2)
b.  O avarento não consegue entregar o que pertence a Deus porque é idólatra e amante do dinheiro, (1 Tm 3.10). Ele para si ajunta tesouro mas não é rico para como Deus.

4.  Decida não ser dono de coisa alguma, (v.33)
a.   Com isso, não quero dizer que não possamos possuir coisas. Quero dizer que devemos ser libertos do senso de possuí-las. Foi esse senso de posse que embaraçou o homem da parábola. "minha colheita”, “meu celeiro”. A avareza leva o homem a reter mais, a generosidade o leva a dar, conforme diz o provérbios 11.24 “Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza.”
b. A decisão de não ser dono de coisa alguma nos ajudará a ficar longe do último estágio da avareza que é não somente possuir coisas, mas se deixar possuir por elas.

b.  Devemos ter consciência que somos apenas mordomos, administradores dos bens do Senhor; Ele é o dono de tudo, conforme romanos 11.36 “Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém” Foi Ele mesmo que disse; "Minha é a terra e toda a sua plenitude." Não entre em crise, quando Deus te pedir alguma coisa ou te mandar dar algo para alguém, porque afinal, tudo é Dele.

Conclusão - A avareza está associada aos pecados de ganância, idolatria e egoísmo. Este pecado é tão sério ao ponto do apóstolo Paulo em romanos colocá-lo ao lado de pecados como o homicídio, o adultério, o roubo e a mentira. A bíblia vai mas longe quando em 1 Co 6.10 diz que os cobiçosos e os avarentos não herdaram o reino do céu. Tomemos uma decisão aqui hoje de observar estes princípios que aqui foram passadas e pelo sangue de Jesus Cristo vencermos todo e qualquer resquício de avareza que possa ter em nossas vidas, amém. 

Um comentário:

Traduza a Página para seu Idioma