segunda-feira, 7 de novembro de 2011

A CRUZ DE CRISTO

Quebra Gelo - (Estimule a participação)
1. Você já sacrificou ou presenciou o sacrifício de um animal qualquer? (uma vaca, um porco, um cachorro, uma Galinha, etc.) O que você sentiu? 1. Dó - 2. Tristeza? 3. Raiva?

Interessante: A cruz foi inventada pelos Bárbaros e adotada pelos Romanos. Era reservada para assassinos, rebeldes, ladrões e escravos. Além de ter que ficar completamente nu, aquele que ia ser crucificado era obrigado a levar a sua própria cruz até o lugar da crucificação. Depois de ser altamente espancado era crucificado e agonizava até a morte.

Introdução: É quase impossível encontrar no ocidente uma pessoa que não saiba da história da crucificação de Cristo. Porém a maior parte das pessoas não sabem o verdadeiro significado ou o propósito da Cruz de Cristo. Por isso quando lêem a história ou assistem ao filme da crucificação, o máximo que elas experimentam é um misto de tristeza e pena de Jesus.
Vamos ler: Isaías 53.4-7
Baseado na ótica bíblica vamos ver do que fala a cruz de Cristo:

1. A cruz de Cristo fala de uma entrega substitutiva necessária. (2 Co 5.21, Hb 2.9, 1 Pe 3.18)
Cruz é lugar de culpados e Jesus é inocente. Cruz é lugar de escravos e Jesus é livre. Cruz é lugar de derrotados e Jesus é vencedor invicto. Então o que Jesus estava fazendo na cruz? Ele estava na cruz nos substituíndo.
Nós os homens somos culpados, nós, os homens somos escravos, nós os homens fomos derrotados, pelo pecado, pelo mundo, pelo Diabo. De Forma que aquela cruz era nossa, não de Jesus, mas ele nos substituiu. Substitui por que nem com o nosso próprio sangue poderíamos nos salvar.

2. A cruz de Cristo fala de uma entrega resolvida na eternidade. (Efésios 1.3-10)
A queda do homem não pegou Deus desprevenido, por que na eternidade, Ele de antemão nos salvou e em amor nos predestinou a fim de que fôssemos também seus filhos através da obra realizada por Cristo Jesus na Cruz do Calvário. A cruz não é um plano elaborado de última hora, pois Deus em sua presciência e sabedoria o traçou antes da fundação do mundo.

3. A cruz de Cristo fala de uma entrega espontânea e voluntária. (Jo 10.18, Gl 2.20)
As pessoas dizem; “coitadinho de Jesus...”. Coitadinho de quem não entender a Sua obra na cruz. Ao contrário do que muita gente pensa, Jesus não foi forçado ir a cruz, Ele foi voluntariamente.
b)Ele foi voluntário, por isso se deixou prender. (Mt 26.51-54)
b) Ele foi voluntário por isso não aceitou nem lamento e nem choro por Ele. (Lc 23.27-28)
c) Ele foi voluntário por isso recusou salvar a si mesmo, mas preferiu ficar na cruz e salvar a mim e a você. (Mt 27.42-43)

Conclusão - Antes mesmo de você nascer, Deus providenciou um plano pra te salvar através da cruz de Cristo. E assim como Jesus não foi obrigado e sim voluntário naquela cruz, você também não é obrigado a aceitar o seu sacrifício, porém, se você entendeu a obra da cruz e quer aceitá-lo como seu Senhor e como o seu Salvador, se manifeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma