segunda-feira, 4 de julho de 2011

COMO FAZER E MANTER RELACIONAMENTOS SAUDÁVEIS

“O melhor relacionamento não é aquele que une pessoas perfeitas, mas aquele onde cada um aprende a conviver com os defeitos do outro e consegue admirar suas qualidades.”
“Alguém que é capaz de lhe abençoar tremendamente, está sempre lhe observando".(mike murdock)
Continuando a nossa série de pregações sobre relacionamentos, vamos aprender com uma mulher de Belém chamada Noemi. A grandeza do seu caráter é demonstrada em um relacionamento com suas noras. Um relacionamento que culturalmente tinha tudo pra ser complicado, foi um exemplo para aqueles que desejam descobrir a arte de se relacionar bem, mesmo em circunstâncias adversas.
Listamos algumas atitudes da vida de Noemi e que podemos também se utilizar afim de que possamos fazer e também manter relacionamentos saudáveis.

1 –Procura reconhecer e ver o melhor das pessoas 1.8 “Como usaste comigo e os falecidos”. Há uma frase que diz: “Há um grande amor que é a mais perfeita forma de sabedoria: amar em outrem a sua própria beleza..."
Normalmente há animosidade nos relacionamentos mais próximos, principalmente tratando-se de nora e sogra, mas Noemi, essa grande mulher, faz parecer que suas noras eram perfeitas, pois ela reconhece o valor e os esforços de suas noras, no tratamento consigo e seus filhos...
O grande diferencial de Jesus é que ele conseguiu tirar beleza, onde ninguém via.... Ele olha para uma prostituta e vê suas dores, sua história de rejeição, o desprezo dos homens.

2 – Não seja incoveniente- 3.18 Então disse ela: Espera, minha filha, até que saibas como irá o caso, porque aquele homem não descansará até que conclua hoje este negócio.
Noemi, ao perceber as intenções de um possível pretende para Rute, dá a ela um conselho, ela diz: “Faça tudo isso, e espera, espera para ver o que ele vai fazer.” Em outras palavras: “ não seja incoveniente.”
Há muitos relacionamentos entre pais e filhos, noras e genros, amigos, líderes e liderados que estão sofrendo e até mesmo sendo desfeitos por falta da percepção de que se está sendo incoveniente. É preciso entender que há conhecidos, que há amigos. Cada relacionamento indica um grau de intimidade e um nível de liberdade. Provébio diz que “Há amigos que são mais chegadas que irmãos." Por isso é necessário conhecer os limites de cada relacionamento, não se portar com incoviniência. Se acabamos de conhecer uma pessoa não é conviniente pedir coisas emprestadas ou constrangê-los com pedidos absurdos.
Noemi ensinou isso a Rute e também, embora tivesse grande influência na vida de Rute, não foi incoveniente em nenhum momento.

3 – Não viva cobrando –“ Disse Noemi às suas noras: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe.”
Noemi poderia ter requerido de suas noras pra ficar. Mas ela as deixou livre....
Um relacionamento, que vive a base de cobrança é um relacionamento enfadonho e pesado de carregar.
Quanto mais vivo e me relaciono, descubro que os melhores relacionamentos que tenho são os que estão livres de cobrança... Se tenho que ligar pra fulano se não ele vai pensar que eu não gosto mais dele....Se tenho que dá os parabéns para Maria porque senão ela vai ficar magoada comigo. Esses ‘pressões’ indicam que estes relacionamentos não são saudáveis e são como uma bomba, pronta a ser detonada.
Relacionamentos movidos pela cobrança são pesados. Se nós cobramos o tempo todo porque nossos amigos, pares, parentes não nos ligam, não nos convidam para ir a suas casas, etc., nos tornamos um estorvo, um peso em suas vidas, porque podem até fazer o que queremos, mais por um sentimento de culpa do que pelo prazer de nossa companhia.

3 –Não tenha vergonha de revelar sua alma - 1.21 “não me chame Noemi... Grande amargura me tem dado o Todo Poderoso... Cheia parti, porém vazia voltei.”
Os relacionamentos mais profundos são medidos pela transparência e coragem que temos de dizer quem somos, reconhecendo nossas fraquezas, medos e angústias....
Não estamos dizendo que devemos nos relacionar com todas as pessoas indiscriminadamente. Mas precisamos crescer nos relacionamentos, saber lidar com todos, distinguir os níveis de relacionamento e saber que é imprescindível nos relacionar, pois somos o corpo de Cristo e vivemos em comunidade..
E se você quer cultivar relacionamentos profundos então não tem que simular uma segurança que você não tem, e não precisa ser uma pessoa que você não é...
O grande problema de muitos casamentos é que pessoas simularam ser educadas, polidas.... Mas quando casam se revelam de fato quem são....
Noemi, chega diante daquele povo e fala: “meu coração está estraçalhado.... Deus pesou sua mão sobre mim, SAÍ DAQUI CHEIA, E VOLTO VAZIA...Minha alma está detonada.”
Que coragem dessa mulher!: “Eu não sou essa pessoa que vcs acham que sou, Eu sou essa pessoa que estou dizendo que sou.”

4. Promova os outros.... 3.1” E disse-lhe Noemi, sua sogra: Minha filha, não hei de buscar descanso, para que fiques bem?”
Mike Mudok diz que todos nascemos com o designio de abençoar uma pessoa, um grupo de pessoas. E saber qual o nosso designio deveria ser uma obsessão.
Noemi foi fundamental na vida de Rute. Sem ela Rute Jamais seria ascendente de Davi e da genealogia de Jesus.
Precisamos lutar contra a nossa natureza de não nos alegrar com o sucesso e promoção dos outros. Ainda que sutil, faz parte da nossa natureza caída esse sentimento. Pois devemos sempre desejar e lutar para que as pessoas dos nossos relacionamentos sejam sempre abençoadas e devemos ser canal de bençãos pra vida das pessoas, jamais pedra ou impecílio.

Resultados de bons relacionamentos4. 15 Ele te será por restaurador da alma, e nutrirá a tua velhice, pois tua nora, que te ama, o deu à luz, e ela te é melhor do que sete filhos.

a. Restaura a alma; Ele te será por restaurador da alma.
b. Estabelecem vínculos que duram; e nutrirá a tua velhice.
c. Supre a nossa necessidade de ser amado; que te ama
d.Supre a solidão:e ela te é melhor do que sete filhos.

Há uma frase que diz: “Se vc se sente só talvez é porque tenha construido muros no lugar de pontes."

Um comentário:

Traduza a Página para seu Idioma