quinta-feira, 12 de setembro de 2013

A AUTORIDADE DO CRENTE


Introdução
No estudo anterior que compartilhamos a respeito da autoridade do crente vimos o primeiro princípio deste tema:  "A autoridade do crente é uma Autoridade Delegada." Este princípio está muito claro em Romanos capítulo 13 quando o apóstolo Paulo diz que toda autoridade foi  e é constituída por Deus. Com o exemplo do Policial no trânsito, explicamos que assim como ele apenas expressa a autoridade do estado, o crente também, no exercício do seu direito legal de servo de Deus, apenas exerce a autoridade do Senhor.

Leia Comigo: 1 Samuel 15.13-23
O nosso texto base de hoje é parte do episódio em que o rei Saul desobedece uma ordem expressa de Deus e quando repreendido pelo profeta Samuel tenta justificar-se dizendo que poupou Agague, o rei dos Amalequitas, e o que havia de melhor entre os bois, as ovelhas e os cordeiros mais gordos, a fim oferecer em sacrifício ao Senhor. É nesse momento que o grande profeta Samuel diz: “Melhor é obedecer do que sacrificar”. Com isso temos aqui o segundo princípio de autoridade. 
O Principio da submissão - Somente a obediência honra a Deus de maneira absoluta, pois só ela coloca a vontade de Deus no centro. Para que a autoridade se expresse, é necessário que haja SUBMISSÃONa oração do nosso Senhor Jesus Cristo no Getsêmani, Ele ora para conhecer e se submeter a vontade de Deus: “Se não for possível afastar de mim este cálice...”.
“faça-se a Tua vontade”
. Para obedecer a Deus é necessário submeter-se à Vontade de Dele. A bíblia diz que Jesus ensinava com autoridade, que os ventos lhe obedeciam e ainda que os demônios lhe submetiam. O segredo de Jesus era a sua total submissão à autoridade de Deus, o seu Pai. 
Para nós exercermos a autoridade de Jesus no mundo espiritual teremos que nos submeter em obediência completa a toda  vontade de Deus. Para haver submissão, o EGO precisa ficar excluído, mas se a vida estiver centrada no EGO, a SUBMISSÃO torna-se impossível; Essa é a mais alta expressão da vontade de Deus.
Extraindo e Aplicando o Ensino
  1. O que mais lhe chamou a atenção neste texto de I Samuel 15?
  2. Qual a área da sua vida com a qual você encontra maior dificuldade para submeter a autoridade de Deus?
  3. Por causa daquela desobediência o rei Saul acabou perdendo o seu reinado, quem aqui poderia compartilhar uma experiência em que você perdeu algo muito importante por causa de desobediência?
  4. O que o Senhor falou especificamente e pessoalmente com você nesta reunião? 
Conclusão
O crente desobediente, que questiona e que não se submete a vontade de Deus, nunca poderá exercer a autoridade que Deus lhe deu e viverá uma vida de derrota, mas, o crente que faz a sua vontade e se submete em obediência terá poder. Mude esta história com o princípio da submissão. Assim como o policial do trânsito não consegue exercer a sua autoridade nas estradas sem a sua farda, um crente não pode exercer autoridade no mundo espiritual sem submissão completa a Deus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma