quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

A PARABOLA DO SEMEADOR


I. Introdução:
O compartilhar da palavra de hoje terá como base a parábola do semeador. Jesus era um grande contador de histórias, Ele contava histórias para ensinar os Seus ensinamentos porque sabia que através delas os Seus ouvintes poderiam assimilar melhor os princípios e valores do Reino de Deus. Ainda hoje estas histórias (parábolas) continuam vivas e produzindo os mesmos resultados na vida daqueles que assimilam e aplicam os seus ensinos.

II. Leia Comigo: Marcos 4.1-20


III. Interessante: “Parábola”, significa “colocar lado a lado”, “comparar uma coisa com a outra”. Parábola é uma espécie de metáfora, analogia , um tipo de história que compara elementos da vida cotidiana e da natureza com a realidade do Reino de Deus. As parábolas tornavam os ensinos de Jesus mais claros e atrativos para aqueles que estavam interessados em receber algo de Deus, mas para os desinteressandos e críticos os ensinos ficavam ocultos.

IV. Perceba o Ensino: Segundo a explicação dado pelo próprio Senhor, vemos que os solos nesta parábola representam as diferentes disposições do coração e suas reações ao evangelho de Cristo. A mesma semente (palavra de Deus) foi plantada nos quatro tipos de solos, porém os resultados foram diferentes.
  1.  V.15 – Alguém poderia dar um exemplo de como Satanás costuma roubar a palavra de Deus dos corações das pessoas?
  2.   V.16-17 – Que tipo de tribulação pode levar uma pessoa que recebeu a palavra com alegria a abandonar a fé?
  3.   V. 18.19 – Em sua opinião o que são os "espinhos" que sufocam a semente da palavra de Deus nos dias de hoje?

V. Aplicação
  1. Pessoalmente falando, o que mais concorre contra a frutificação  da palavra de Deus em sua vida: Satanás, as tribulações, ou as coisas deste mundão?
  2. A exemplo da semente que cai em terra boa e produz a 30, 60 e 100 por um, eu gostaria que você desse um exemplo de uma área de sua vida que foi completamente transformada e resolvida pela frutificação da palavra de Deus.

VI. Conclusão
A palavra de Deus continua ainda hoje sendo semeada em nossos corações, e a expectativa do Senhor Jesus é que haja uma grande colheita.
É possível que exista ainda alguma ou algumas áreas da sua vida em que a palavra de Deus ainda não frutificou de maneira abundante, de forma que se você quiser compartilhá-la conosco, nós vamos orar para que Deus transforme o seu coração em uma boa terra. (ajude os irmão a compartilhar e então ore por todos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma