quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Chaves para uma vida vitoriosa- Inteligência emocional

3 João 1(leia todo o capítulo)
A terceira carta de João fala de três pessoas pouco conhecidas por nós. Elas não estão na lista dos famosos, mas revelam verdades interessantes quanto à construção do sucesso na vida cristã. São eles Gaio, Diotrefes e Demetrio. Estes três personagens apontam para atitudes que resultam no sucesso ou fracasso de nossas vidas, pois é importante saber que uma das chaves de uma vida vitoriosa é saber conviver com as pessoas, pois precisamos de habilidade e capacitação dessa área porque somos pessoas criadas por Deus para nos relacionar e sabemos que grande parte das frustrações, decepções, fracassos da vida das pessoas estão ligadas aos relacionamentos.

Este assunto é recorrente em nossos estudos, mas não acreditamos em uma vida de sucesso que não passe pelos bons relacionamentos, por isso incluímos aqui essa chave, porque sem atitudes saudáveis em seus relacionamentos você não alcançará o máximo de suas possibilidades. Cremos nesta verdade: 10%  da vida são feitos do que acontece com você, e 90% de como você responde ao que acontece com você.

I - Inteligência emocional é essencial- A Fundação Carnegie descobriu que para ser bem sucedido num emprego, as habilidades relacionais são mais importante do que o conhecimento. Eles chegaram a informações que dão conta que somente 15% do sucesso de uma pessoa é determinado pela conhecimento da tarefa e ou habilidades técnicas. Enquanto 85% é determinado por uma atitude individual e habilidade de se relacionar com os outros. Mas a verdade é que esses princípios valem para todas as áreas de nossas vidas. A bíblia cita três personagens , o primeiro é um líder fiel, comprometido e bem relacionado chamado Gaio de quem João diz: Amado, procedes fielmente em tudo o que fazes para com os irmãos, e para com os estranhos,3 João 1:5. E também Demétrio que é um bom exemplo dentro e fora da igreja(Quanto a Demétrio, todos dão bom testemunho dele, inclusive a própria verdade)3 João 1:12. Mas o apostolo cita um terceiro, chamado Diótrefes de quem diz: ... gosta muito de ser o mais importante entre eles e ainda...suas palavras maldosas contra nós...Não satisfeito com isso, ele se recusa a receber os irmãos, impede os que desejam recebê-los e os expulsa da igreja.3 João 1:9-10

            Veja o contraste entre os dois primeiros e Diotrefes, ele estava causando confusão e expulsando pessoas da igreja, por falta de sua habilidade em se relacionar com as pessoas. Por isso vão aqui duas três dicas de como  ser uma pessoa de sucesso nos relacionamentos:

a. Tenha um atitude humilde diante das pessoas- às vezes chegamos diante dos outros cheios de nós mesmo. O orgulho faz isso. Muitas vezes sem perceber passamos a ideia de que somos superiores aos outros o que nos impede de aprender, mesmo com pessoas aparentemente desprezível. Todo mundo tem histórias de sucessos e fracassos. Esteja sempre disposto a dar , vemos o exemplo de Gaio que era hospitaleiro, que traduzindo para nossos dias significa uma pessoa receptiva, calorosa, amável.

b. Seja uma pessoa positiva- Você conhece pessoas que são críticas e negativas em tudo. Há pessoas que não suportamos ficar perto porque tem sempre palavras de crítica e murmuração, parecem que estão sugando de você... Pois Paulo nos exorta em Fl 4 a pensar em tudo que é nobre, correto puro amável...

Lembre-se que Paulo diz que Diotrefes tinha sempre uma atitude negativa diante dos irmão, não respeitava nem mesmo a autoridade de João, pois falava contra João e se recusava a ser amigável. Pessoas positivas trazem um ambiente alegre onde chegam. Saiba que sua atitude afeta a sua célula, seus relacionamentos, sua igreja, seu ambiente  de trabalho. Ninguém gosta de ficar perto de pessoas  murmuradoras e negativas.

c. Seja um construtor da unidade- João diz que Gaio gastou suas energias para construir o corpo de Cristo, enquanto Diótrefes destruía a unidade.

Jesus disse bem aventurado os pacificadores, e provérbio 6 fala da abominação de Deus quando alguém promove contendas.

Precisamos decidir radicalmente não ser motivo de contendas, nem de escândalos. Ao contrário, a nossa atitude tem que ser de promover a unidade do corpo de Cristo

No seu da a dia escolha as palavras que você vai usar, pois elas vão destruir ou destruir. Não existe palavra e nem atitude isenta. Tudo que falamos ou fazemos são sementes que no tempo certo darão frutos.

 Lembre-se da primeira chave: A escolha, você escolhe de que lado vai lutar para edificar, construir ou do lado da destruição. Se você sempre olha para as faltas do outro, o que está errado na família, na igreja, na célula você cria uma atmosfera negativa. Quebre o círculo vicioso a partir de você. Seja um construtor, um pacificador, um motivador.  Decida sempre ser a solução, jamais um problema para sua célula, sua igreja, sua família e para todos aquelas pessoas com quem se relaciona.

Perguntas para reflexão:

- Qual a nota de 0 a 10 que você dá a sua inteligência emocional?

- Você se considera uma pessoa positiva?

- Você já esteve inserido(a) em uma situação onde você foi o causador do problema?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma