segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A bíblia ainda é útil nos dias de hoje?

Será que existe alguma vantagem em estudar e seguir a bíblia ainda hoje?
Será que em um mundo moderno como o nosso com tantos recursos científicos e tecnológicos haveria ainda lugar para os ensinos da bíblia?
Será que há na bíblia princípios que podem nos ajudar, fora da esfera espiritual ou religiosa?
Quais são os prejuízos que o ser humano pode herdar por desprezar ou ignorar a bíblia?
Vamos tentar responder a estas e outros perguntas, perguntando a própria bíblia. Vamos para isso usar o texto de deuteronômio 6.1-9
Texto bíblico Deuteronômio 6.1-9
1 Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o SENHOR, teu Deus, se te ensinassem, para que os cumprisses na terra a que passas para a possuir; 2 para que temas ao SENHOR, teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida; e que teus dias sejam prolongados. 3 Ouve, pois, ó Israel, e atenta em os cumprires, para que bem te suceda, e muito te multipliques na terra que mana leite e mel, como te disse o SENHOR, Deus de teus pais. 4 Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR. 5 Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. 6 Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; 7 tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. 8 Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. 9 E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.
Compartilhar a Palavra
(Estimule a participação)
1. Segundo os v’s.1 e 2 o ensino da palavra de Deus deve gerar obediência e temor no mínimo em quantas gerações? (R- em 3 gerações, em mim, meus filhos e em meus netos).

2. Os v’s 2,3 fala de algumas promessas para aqueles que obedecerem a palavra continuamente, quais promessas soão estas? (R- Vida longa, sucesso e crescimento)

3. No v.6 Deus afirma que a sua palavra deve ser guardada em nosso coração. O que significa guardar a palavra de Deus no coração? (R.Significa que quando a palavra de Deus esta apenas em níveis do intelecto ou de emoções ela pode muito facilmente ser roubada, ou mesmo abandonada (Sl 119.11). significa que a palavra de Deus só pode frutificar na terra do coração. Infelizmente algumas pessoas estão ainda com a palavra de Deus somente em níveis das emoções, ou da razão e por isso não possuem vida em si mesmas.)

4. O texto do v.7 e 8 diz que os pais devem ensinar a palavra de Deus aos filhos com persistência e oportunismo. Neste texto, o próprio Deus dá algumas dicas de oportunidades que você não pode perder, quais são elas? (1.quando você estiver em casa com eles, 2.quando vocês estiverem indo a algum lugar, 3.quando vocês forem dormir 4.quando vocês estiverem acordando, 5. Você deve usar recursos visuais e estampá-la nos mais diverso lugares, como no próprio corpo e nas paredes da casa.)
Conclusão
Deus nos deus os princípios bíblicos para nos proteger e para nos abençoar.
Para a palavra de Deus não existem barreiras, de cultura, de línguas e nem mesmo de tempo. A bíblia foi, é, e sempre será útil em qualquer tempo ou lugar para todos aqueles que nela confiarem.
Aplicação - O que fazer?
Estabeleça o alvo de ler toda a bíblia;
Leia uma porção da bíblia diariamente;
Papai e mamãe; sejam persistentes e criativos a fim de ensinar os seus filhos à palavra de Deus, Presenteei o seu filho com uma bíblia.
Estampe textos bíblicos nas paredes de sua casa, na tela do computador nas camisetas, bonés etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma