terça-feira, 17 de maio de 2016

EXISTE ESPERANÇA PARA PAIS FERIDOS

1. QUEBRA-GELO (10 Minutos)
2. PASSANDO A VISÃO (05 minutos)
3. LOUVOR E ADORAÇÃO (15 minutos) 
4. OFERTA (5 minutos) 
5. EDIFICAÇÃO 

Tema: EXISTE ESPERANÇA PARA PAIS FERIDOS 


Texto LUCAS 15.11-24
INTRODUÇÃO - Faça uma rápido ressumo deste episódio  - “Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado. E começaram a festejar o seu regresso.”- Lc 15.24 
Sabemos que normalmente as pessoas com quem mais convivemos e amamos são aquelas com quem estamos mais propensos a ficarmos magoado. Na família, observa-se que na relação pais x filhos,  atritos, desentendimentos e aborrecimentos, tendem a gerar conflitos que deixam rastos de ressentimentos e mágoas. Contudo, a bíblia nos garante que existe cura para esta relação familiar.
Observamos na estória do filho pródigo que em uma situação típica de rebeldia, existem pelo menos três estágios distintos: 1. O estágio da  Rebelião, 2. O estágio da Reavaliação, e por fim; 3. O estágio do Retorno. Em todos  estes estágios que envolvem a situação da rebeldia e do distanciamento da casa do Pai, seja ela literal (físico) ou espiritual, podemos perceber o cuidado de Deus representado por este pai da estória. Em todos os casos:
  1. É importante que no estágio da rebeldia, os pais deixem o filho ir para cometer os seus próprios erros e passar por suas próprias consequências.
  2. É importante que no período de reavaliação, os pais orem diariamente entregando os seus filhos à Deus enquanto espera pacientemente.
  3. É importante que no retorno, os pais gerem segurança no coração do filho garantindo amor verdadeiro, aceitação incondicional e perdão completo. 
CONCLUSÃO: Existe esperança para pais feridos. Existe esperança para filhos rebeldes. Existe esperança para todos nós. Todos nós temos um pouco do filho pródigo, e precisamos nos encher do amor demonstrado pelo Pai. “Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: sermos chamados filhos de Deus, o que de fato somos!”- I Jo 3.1.

Esta história realmente não deveria ser chamada a história do filho pródigo, porque ele não é o herói. Deveria ser chamada a história do PAI AMOROSO. O pai é o herói aqui! O foco desta história não é o pecado, a rebelião do filho, mas sim o amor do pai, o amor de Deus pelos filhos desobedientes e rebeldes nesta vida. Essa história representa exatamente como Deus lida com a sua e com a minha rebelião. Quando nós buscamos a Deus Ele simplesmente faz o mesmo que este pai fez. Ele nos dá uma segunda chance. Esta é uma boa nova. 

APLICAÇÃO DA MENSAGEM:
  1. Como anda o seu relacionamento com o seus pais biológicos hoje?
  2. Ha alguém aqui, que já viveu em sua família biológica uma situação parecida com a desta estória? Como foi? Quem na estória representa você?
  3. O que você diria para uma pessoa que quer deixar a sua casa? 
  4. Considerando o seu relacionamento com Deus, onde você se encontra hoje?
    1. Nunca saí de casa.
    2. Estou em casa, mas me sinto tentado a ir para uma região distante.
    3. Estou em uma região distante tentando me divertir.
    4. Estou começando a cuidar de porcos.
    5. Estou celebrando o meu retorno com a família de Deus.
  5. Considerando a sua história, atitudes e posturas, com qual dos personagens da estória você mais se identifica hoje? e por quê?
    1. Me identifico mais com o pai do pródigo.
    2. Me identifico mais com o pródigo.
    3. Me identifico mais com irmão do pródigo.
    4. Outro
  6. Quais das qualidades deste pai você reconhece que mais precisa hoje?
    1. Disposição para permitir que o filho cometa erros.
    2. Paciência para esperar pelas mudanças.
    3. Capacidade de perdão e aceitação incondicional.
    4. Outro.
AVISOS:
1. Encontro com Deus
2. Encontro de Atualização ministerial das igrejas de Cristo.


Imprimir


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma