terça-feira, 13 de março de 2012

APENAS BONS AMIGOS!

ATENÇÃO - Esta ministração não é a palavra da célula desta semana, é um artigo escrito pela pastora Sônia Cerqueira para o site  identidadevibe.com que resolvemos postar aqui também.
____________________________________________________________________________________
Apenas bons amigos!
Depois  de inúmeros questionamento sobre o limite da amizade entre homem e mulher com outras pessoas do sexo oposto, principalmente  quando são casados ou estão comprometidos. E também depois de ter presenciado muitos relacionamentos abalados e outros totalmente destruídos pela inabilidade que os envolvidos têm tido em lidar com essa situação, resolvemos escrever um pouco sobre isso, já que há tanta gente preocupada com o comportamento de seus parceiros que têm sempre  um fantasma do  amigo ou amiga íntima que ocasionamente assusta o relacionamento. Ninguém pode desprezar essa preocupação, pois percebo a imaturidade e descuido de muitas pessoas quando se trata de amizades com o sexo oposto. Sei que isso  envolve  tanto homem como mulher e acredito que o que vou dizer serve tanto para um como para outro, mas quero me dirigir diretamente aos homens,  uma vez que grande parte das reclamações  que costumo ouvir parte das mulheres. Além do mais,  tenho observado que os homens estão cada dia mais demorando de amadurecer, e talvez por isso, cada vez mais vulneráveis, se protegendo menos, expondo seus relacionamentos, e mesmo seus casamentos a uma zona muito perigosa... Então vamos lá:
I- Amizade entre homem e mulher de idades afins, interesses comuns é potencialmente uma relação atrativa;
Isso não quer dizer que eles vão partir para o ataque, mas o homem e a mulher sempre vão se relacionar numa relação de “conquista” enquanto do mesmo gênero numa relação de “disputa”. São nossos instintos naturais, primitivos, onde o macho mostra sua força, virilidade,capacidade de proteção em busca de apreciação e admiração, enquanto do outro lado está a fêmea que exala suas necessidades afetivas como busca de cuidado,  amor. É a atração entre homem e mulher, está intríseco nas suas naturezas. É possível observar essa dinâmica em fatos corriqueiros do dia a dia: você já viu mulher se oferecendo para trocar pneu de carro? Eu nunca vi... Enquanto como mulher posso afirmar... Nunca fiquei no “prego” com um carro, sempre ... nas situações mais perigosas e distintas, tive o auxílio de algum homem que sempre ofereceu ajuda, como o dia que o pneu do meu carro estourou em uma BR escura e perigosa, tão rápido quanto o desespero, aproximou-se um motoqueiro que passava. Ao ver que se tratava de uma mulher (Só lembrando que não sou loira, nem tenho 1,80 e minhas medidas são bem modestas), parou e se ofereceu para ajudar, e trocou o pneu. É o instinto de proteção,  a busca da admiração do macho em ação...
Então, amados homens, por favor, esse papo de que “é impossível rolar com fulana”, “ou que não tem nada a ver”, “que você nunca pensou nisso” é coisa de gente ingênua e que desconhece sua própria natureza! Entre um homem e uma mulher até o mais inusitado pode acontecer. Se sua esposa ou comprometida diz que você está muito animadinho com alguém, não fique nervoso, dizendo que está louca, ciumenta, ela não está o acusando de traição, ela está dizendo que você está numa zona de perigo e  pode considerar, você realmente está!
 Você, homem, precisa de conscientizar que proximidade gera intimidade e na intimidade  os hormônios gritam!!! Sua testosterona  fica em alerta!

II- Todos temos carências e desejos não supridos pelos nossos parceiros, e isso pode se tornar uma isca para sua alma;
A relação entre homem e mulher foi criada por Deus para completar um ao outro. É a dinâmica do côncavo e convexo. Um tem o que o outro necessita. Entretanto, com a queda essa relação também foi afetada. Deveríamos nos suprir em uma só pessoa. Acontece, meus queridos, é que não somos mais como deveríamos ser... Nossas emoções, pensamentos, sentimentos e vontades estão contaminados. Por melhor que sejam nossos parceiros, eles nunca nos suprirão por inteiro. Ponha uma coisa na sua cabeça: O homem ou a mulher perfeita só existe em Hollywood, meu amigo!!! Então, com certeza, a proximidade com pessoas de sexo oposto vai te conduzir a uma busca pelo que você não tem. E as suas necessidades afetivas(lembrando que não quer dizer necessidades essenciais e reais) vão te abrir os olhos pra coisas que você não vê na outra pessoa que está ao seu lado. Faz parte da nossa natureza a insaciabilidade, ou seja, queremos sempre um pouco mais! E essa corrida frenética tende a ser prazerosa  e entusiástica. A luzinha pode acender a qualquer momento! Mesmo assim, você pode me dizer: Não é nada: Mas posso lhe garantir que é o começo de uma jornada - inconscientemente !!?- tá bom!!! sei que  às vezes é consciente mesmo - instala-se o ciclo das comparações e esse enredo não tem nada de novo. Até porque  toda relação estável tende a ser mais amena, racional, por isso é preciso ter cuidado, porque vivemos em uma sociedade onde se super valoriza o novo. Compramos o computador da última geração, mas já queremos a novidade que acabou de ser lançada. O desafio do novo lança em nossa corrente sanguínea uma carga de adrenalina, endorfina, hormônios que são responsáveis pelo prazer. Assim acontece também nos relacionamentos. O novo nos atrai, nos encanta. E o jogo da conquista envolve, não necessariamente o novo, mas a novidade, isso misturado a muita admiração, apreciação, temperado com gentileza e sutilezas, ah, meus amigos, é a cama pra se deitar, ou como dizia uns amigos meus é procurar sarna para se coçar.
Então, essa historinha de que a relação com uma pessoa “íntima” do sexo oposto,  é isenta de qualquer tipo de perigo ou interesse É ENGANO! Há sempre um interesse por parte de uma relação amigável, o fato é, se você vai apostar pra ver no que vai dá ou não. Como disse um artigo que li em um blog: “Homens até podem ser amigos de mulheres, mas quando há uma forte antipatia física por parte dele.”  Eu quero grifar “forte antipatia”, ou seja, você acha ela muito feia, gorda, desinteressante, tem mau hálito, coisas assim, sabe?! Mas se é bonitinha, gente boa, cheira bem, e tem atrativos(entenda-se por isso como coisas que atraem) é complicado. Homens não são como as amigas, não querem ouvir as confidências, as “frescuras”, as coisinhas de mulher, quando ouvem, ouvem por puro interesse, pois estão deslumbrados com a dança da conquista. Sem contar que a imaginação do homem é coisa incrível, e pode acreditar!
 "A amizade entre homem e mulher pode existir sim, mas quando o contato é superficial," diz ainda o artigo, pessoalmente  acredito que quando há limites claros e definidos, "mas se torna praticamente impossível um dos dois não ter interesse quando o caso fica mais próximo, íntimo e diário" conclui. Então, conversas longas em sites de bate-papo ou troca de telefonemas freqüentes, passeios meigos a dois, cabecinha no colo ou no ombro, “chameguismo”, apelidinhos manhosos, perguntas de duplo sentido, brincadeirinhas “fofas” e “ingênuas” , por favor, não me engane e nem se engane gente...É coisa para quem tá correndo atrás da sua costela perdida, não de quem está comprometido com outra pessoa.
Por isso, se você  assumiu um  compromisso e tem relacionamentos de amizade nesse nível, talvez seja hora de você rever o que de fato você quer. E se você é casado, meu amigo, pode crê: está colocando seu casamento na berlinda!!!
Por último – Ufa!!!
 Queridos, vocês são homens de Deus e bíblia  diz que devemos fugir de toda aparência do mal. Não é só do mal em si não, mas tudo que aparenta ser mal. E se alguém quiser me convencer que amizades assim são saudáveis, isentas de perigo e indispensáveis, eu ainda assim preferiria ficar com a bíblia que diz: Porventura pode alguém esconder fogo em seu seio sem que suas vestes se inflamem?Pv 6:27.
Quem não quer se queimar não brinca com fogo! Além do mais devemos investir cada dia mais no  relacionamento fruto de uma escolha consciente e agradar o coração de quem  assumimos amar....
A fidelidade não é apenas a atitude de não consumar a conjunção carnal (no português claro, fazer sexo, dar uns amassos, beijar, pegar...), mas envolve outros aspectos também. É possível que relacionamentos de amizades íntimas com pessoas do sexo oposto estejam roubando de você tempo, admiração  da pessoa com quem você tem uma história construída ou quer construir. Você tem uma vida a ser compartilhada sim, inclusive suas emoções, e você deve a esta pessoa fidelidade em todos os níveis. Em Dt. 24 diz que o jovem  israelita  recém-casado ficaria um ano sem ter nenhuma atribuição religiosa, política que lhe roubasse o tempo, ou a atenção de sua esposa, para fazer feliz a mulher com quem se casara. Esse tempo era onde eles deveriam se conhecer, desenvolver sua intimidade. Deus prezava esse relacionamento, ao ponto de estabelecer leis que o protegessem. Por isso a  intimidade que você gera  ou cultiva com outra mulher fere o coração da sua própria e fere também o coração de Deus. Quando isso acontecer e for questionado, não pense que é ciúme bobo, desconfiança dela, considere, talvez seja um sinal de alerta! Sei que há exageros por parte de algumas mulheres, mas posso afirmar que a grande maioria não é. Não estou falando dessas mulheres que desconfiam de tudo e de todos. Estou falando dessa vulnerabilidade do homem em deixar-se levar, se permitindo aproximar das mulheres, embriagados, pelos seus mais primitivos instintos.
Mas o pior disso tudo, de tudo mesmo, é quando todos percebem, e as amadas já estéricas se  cansam ou se ressentem, aliás, qualquer cego percebe, só o “desavisado” continua acreditando  e insistindo: Somos apenas bons amigos... Na verdade eu não duvido disso não, querido, mas o trágico é que nem você, muito menos eu, sabemos até quando....

7 comentários:

  1. Que artigo profundo e tão verdadeiro! Nada mais é do que a nossa realidade como macho e fêmea. Que o Senhor nos ajude nessas carências e fraquezas, nos tornando concientes das nossas responsabilidades.
    Parabéns minha pastora, amei o artigo!
    Pra. Nilva

    ResponderExcluir
  2. Amada pastora, que artigo tremendo!
    Sua sabedoria me cativa a cada dia.
    Amei!!!
    Patricia.

    ResponderExcluir
  3. QUE "PALAVRÃO".
    ESSA É A MINHA PASTORA.
    ESTE ARTIGO, ASSIM COMO MUITOS OUTROS QUE CERTAMENTE PRODUZIRÁ, MUITO CONTRIBUIRÁ PARA A EDIFICAÇÃO DO SEU POVO.
    SOU SUA INCENTIVADORA PARA QUE LEVE SUAS IDÉIAS PARA MILHARES DE PESSOAS. VOCE PRECISA ESCREVER UM LIVRO, JÁ QUE CERTAMENTE JÁ PLANTOU UMA ÁRVORE E TEVE FILHOS.
    A MINHA GERAÇÃO PRECISA CONHECER MELHOR ESSE TALENTO QUE DEUS TE DEUS.
    BEIJOS, MÁRCIA

    ResponderExcluir
  4. Simplesmente demais!!! Que o Senhor continue te usando para nos fazer entender o verdadeiro propósito dEle em nossas vidas. Beijo, Neth.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da palavra Pra. Sônia Cerqueira, parabéns pela sabedoria que Deus lhe concedeu. De fato é isso que acontece. O homem pode vim a ser amigo de uma mulher, mas corre o grande risco da amizade (da parte do homem) realmente virar um jogo de conquista. Neste ponto é onde começar alguns conflitos, em relação a amizade, pois as vezes para nos alto proteger, atacamos a nossa amizade, "rejeitando-a", procurando defeitos nela e em tudo que faz, mas tudo isso é feito como forma de proteção de nós mesmo.
    Peço desculpa neste momento, em nome dos homens, por todas a mulheres que sofreram por nossa culpa em relação as amizades frustadas.
    E mas uma vez, parabéns Pra., que Deus derrame muito mais desta sabedoria sobre a Sra., sobre toda sua descendência e discípulos!!

    ResponderExcluir
  6. Maravilhoso artigo, merece ser publicado em jornais e revistas.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Pastora! Muito bom! Bem esclarecedor e de forma simples que qualquer "anjinho" pode entender! rsrsrsrrs
    bjs

    ResponderExcluir

Traduza a Página para seu Idioma