quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

O Evangelho, nos traz de volta ao lar

1. QUEBRA-GELO: 
 2. PASSANDO A VISÃO
 3. LOUVOR E ADORAÇÃO
 4. OFERTA
 5. EDIFICAÇÃO 
O Evangelho, nos traz de volta ao lar
Texto: 14.1-3 1“Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus creiam também em mim. 2 Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu teria dito a vocês. Vou preparar lugar para vocês.  3E, quando eu for e preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver. 

Introdução – A humanidade foi expulsa de casa por causa do pecado, mas Jesus Cristo sofreu o exílio para nos trazer de voltar ao lar. Fomos criados para um lugar sem morte nem separação do amor, sem decadência, sem doenças e sem envelhecimento.
No texto acima o Senhor orienta para não deixarmos a aflição e as preocupações roubar a nossa paz. Devemos aguardar com fé e esperança até que ele volte e nos leve para onde ele mesmo está.
O texto de Fl 2.6, diz que Jesus enquanto Deus, deixou a sua habitação com o pai e veio morar conosco. Como homem, ele nasceu em um lugar distante da casa dos seus pais terrenos conforme registra Lucas 2. Vemos ainda que (conforme Mt.13.11-12), enquanto ele pregava o evangelho do Reino aqui na terra não tinha ao menos um lugar para dormir. O que jesus fez aqui foi tomar o nosso lugar no exílio e na rejeição para nos dar o direito de voltarmos para casa. A morte de Jesus é um tipo de cativeiro, porém, a sua ressurreição, é a sua fuga em leso, e o seu triunfo sobre o cativeiro da morte. 

1Então vi um novo céu e uma nova terra. O primeiro céu e a primeira terra desapareceram, e o mar sumiu. 2E vi a Cidade Santa, a nova Jerusalém, que descia do céu. Ela vinha de Deus, enfeitada e preparada, vestida como uma noiva que vai se encontrar com o noivo. 3Ouvi uma voz forte que vinha do trono, a qual disse: — Agora a morada de Deus está entre os seres humanos! Deus vai morar com eles, e eles serão os povos dele. O próprio Deus estará com eles e será o Deus deles. 4Ele enxugará dos olhos deles todas as lágrimas. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. As coisas velhas já passaram. (Ap 21.1-4).

Aplicação
  1. Daqueles que estiveram no culto, quem pode compartilhar como foi para você ouvir esta mensagem?
  2. Que sentimento normalmente as mensagens que envolvem temas escatológicos   como a volta de Jesus, o juízo final e o arrebatamento geram em você?
    1. Medo
    2. Tristeza
    3. Alegria
    4. Esperança
    5. Outro
  3. Se Jesus voltar hoje, você está preparado? Por que? 
AVISOS
  1. As aulas da EMD recomeçaram! Fique atento e matricule seus discípulos!
  2. VIGÍLIA - 27/01 às 22hs 
  3. Curso para Noivos- de 01 a 29 de Março - Informações e inscrições com Pr Leandro e  Prª Fabiana.


terça-feira, 17 de janeiro de 2017

UMA CHAMADA E UMA MISSÃO DUPLA

1. QUEBRA-GELO: 
2. PASSANDO A VISÃO
3. LOUVOR E ADORAÇÃO
4. OFERTA
5. EDIFICAÇÃO 
UMA CHAMADA E UMA MISSÃO DUPLA 
Texto: João 15:16 - Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai conceda a vocês o que pedirem em meu nome.
Introdução: 2017 é o ano de crescer e hoje vamos falar do crescimento da igreja que é o corpo de Cristo – Se prepare para neste ano ganhar muitas almas para Jesus. Uma igreja local relevante é uma igreja que está comprometida com o resgate dos perdidos. 
  1. O Chamado - Foi o próprio Jesus que nos chamou, nos escolheu, nos comissionou, nos nomeou, em fim, nos enviou.  Ele disse; “não fostes vós que me escolhestes, antes eu escolhi a vos”..., ou seja, nós não  auto comissionamos, antes, foi a maior autoridade do universo que fez de nós seus comissários, seus agentes, seus soldados, suas testemunhas. (Atos 1.8)
  2. A missão - O chamamento implica em uma missão. Fomos comissionados para quê? somos testemunhos de quê? enquanto soldados qual é a nossa causa, a nossa missão? A nossa missão é dupla:
    1. Frutificar  "...vão e deem frutos...". O fruto é a fidelidade da árvore, uma árvore só é capaz de provar quem é pelo fruto que ela dá. No Reino de Deus a frutificação é algo muito importante. Um dia Jesus não encontrou fruto em uma árvore, então determinou que ela secasse. (Mc 11.13), Também em Lc 13.6-9 Jesus conta a parábola da figueira infrutífera. A ordem de Jesus no texto que lemos é simples e clara: "Vão e deem frutos", ou seja, se reproduzam, resgatem as almas, façam discípulos. O que só será possível com muita paixão. 
    2. Consolidar o fruto - A segunda parte da nossa missão é trabalhar para que o fruto permaneça. É importante conquistar almas para Cristo, porém o nosso trabalho só estará completo se o nosso fruto permanecer. O que implica, em  amor e cuidado. Assim elas serão consolidadas e integradas a vida da corpo da igreja. Tratadas, discipuladas e fortalecidas até que atinjam a maturidade que o Senhor planejou para cada um. (Efésios 4.11-13).
  3. Conclusão: Em resumo; fomos chamados para "Ganhar almas e cuidar bem de cada uma delas.
  4. Aplicação
  5. Quem foi que te ganhou para Jesus e o que esta pessoa representa para você?
  6. Quem é a pessoa que hoje você mais gostaria de ganhar para Jesus?
  7. Quem é a pessoa que você está hoje investindo  para conduzir a Cristo? 
  8. O texto que lemos diz que o próprio Jesus te escolheu. Na prática, como você se sente diante desta escolha?
    1. Honrado.
    2. Pressionado.
    3. Desqualificado.
    4. Privilegiado.
    5. Outro.
  9. Se é o caso, mencione a(s) pessoa(s) de nossa igreja que você acompanhou em todo o processo de conquista; ganhou para Jesus, consolidou, discipulou e que hoje está firme e frutificando para a gloria de Deus.
  10. N prática, o que você fará em 2017 para que você cumpra o seu chamado?
Está mensagem foi ministrada no domingo dia 15 de jan 2017 no templo da igreja de Cristo Dókimos pelo pastor Sales.

AVISOS
Dia 21/01 Sábado, às 08:30hs Reunião de Treinamento com as pessoas que estão envolvidas na RECRIANDO, seja lideres de célula, voluntários nos cultos e berçário.
Dia 21/01 a partir das 14hs, Tarde de lazer para a DOC START.

2017 O Ano de Crescer!!

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

DECISÕES QUE GERAM CRESCIMENTO

1. QUEBRA-GELO: Quando foi a primeira vez que você saiu de casa sem a companhia dos seus pais?  Para onde? E para quê?
 2. PASSANDO A VISÃO
 3. LOUVOR E ADORAÇÃO
 4. OFERTA
 5. EDIFICAÇÃO 

DECISÕES QUE GERAM CRESCIMENTO
Texto: Gênesis 12.1-20
Introdução: As decisões ou escolhas que fizermos sempre produzirão um produto, sempre gerarão frutos correspondentes. Boas decisões, bons frutos, más decisões, frutos ruins.  Sendo assim. Hoje, vamos aprender com a experiência de Abraão, como fazermos as escolhas certas  
  1. Decida ouvir e obedecer a voz de Deus - Gênesis 12.1 “Então o SENHOR disse a Abrão. Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai.”. Decida por depender da providência e do cuidado de Deus - Gênesis 12.3. “Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados.
    1. Aplicação: Como normalmente Deus fala com você?
      1. Através de circunstâncias.
      2. Através do meu discipulador.
      3. Através da pregação.
      4. Através da leitura bíblica.
      5. Outros.
    2. Aplicação: De 0 a 10, qual é hoje o nível da sua obediência ao que Deus fala?
  2. Decida  não desistir enquanto mantém um coração grato por toda a jornada: Gn 12.6: “Abrão atravessou a terra até o lugar do carvalho de Moré, em Siquém. Naquela época os cananeus habitavam essa terra.”. Gn 12.7-8 “...Abrão construiu ali um altar dedicado ao SENHOR, que lhe havia aparecido. Dali prosseguiu em direção às colinas a leste de Betel, onde armou acampamento, tendo Betel a oeste e Ai a leste. Construiu ali um altar dedicado ao SENHOR e invocou o nome do SENHOR.” “Crescimento é a síntese de mudança e continuidade, e onde não há continuidade não há crescimento. C. S. Lewis.
    1. Aplicação: Qual foi a coisa que você mais se arrepende de ter desistido?
    2. Aplicação: Abraão demonstrava gratidão a Deus de forma prática e visível levantando altares a Ele. Na prática, como voce demonstra a sua gratidão a Deus?
  3. Decida ser paciente para permanecer onde Deus te colocar -  Gn 12.9-10: “Depois Abrão partiu e prosseguiu em direção ao Neguebe. Houve fome naquela terra, e Abrão desceu ao Egito para ali viver algum tempo, pois a fome era rigorosa. ”PAGUE O PREÇO DE ESTAR NO CENTRO DA VONTADE DE DEUS. Egito? Fazer o que no Egito? CUIDADO COM A TENTAÇÃO DE GERENCIAR.
    1. Aplicação: Para você,  o que significa hoje, permanecer onde Deus te colocou? 
  4. Decida pela coragem e recuse os presentes duvidosos - Gn 12.15-16: Vendo-a, os homens da corte do faraó a elogiaram diante do faraó, e ela foi levada ao seu palácio. Ele tratou bem a Abrão por causa dela, e Abrão recebeu ovelhas e bois, jumentos e jumentas, servos e servas, e camelos.” Quem veio junto? Hagar, A escrava egípcia, que foi novamente a transformação de pedra em pão por Sarai!. CASO SUA PROSPERIDADE NÃO VENHA LICITAMENTE DE DEUS, ELA CUSTARÁ MUITO CARO PARA VOCÊ E SUA CASA!
    1. Aplicação: Você alguma vez já recebeu um presente de grego? Como foi?

 CONCLUSÃO: “Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá.” Gálatas 6.7 Só existe uma coisa que pode mudar a realidade depois do erro: ARREPENDIMENTO. “Crescimento significa mudança, e toda mudança implica o risco de passar do conhecido ao desconhecido.” George ShinnO ano do crescimento pedirá de nós; grandes e importantes decisões. “Assim as igrejas eram fortalecidas na fé e cresciam em número cada dia.” Atos 16.5


AVISOS

  • As aulas da EMD recomeçaram! Fique atento e matricule seus discípulos!
  • VIGÍLIA - 27/01 às 22hs 
  • Curso para Noivos- de 01 a 29 de Março - Informações e inscrições com Pr Leandro e  Prª Fabiana.



quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Tempo de Crescer!


1. QUEBRA-GELO:  Conte rapidamente uma travessura  que você cometeu quando criança
 2. PASSANDO A VISÃO
 3. LOUVOR E ADORAÇÃO
 4. OFERTA
 5. EDIFICAÇÃO 


Efésios 4:14,15"Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.
Ao nascer começamos um processo de crescimento. Crescer faz parte da vida, por isso neste ano estabelecemos  um decreto:  O ano de crescer, pois entendemos que Deus tem muito a fazer em nossas vidas, famílias, igreja. Deus como pai só nos dá mais a medida em que crescemos.  Precisamos crescer para podermos receber mais. Nossas estruturas precisam ser reforçadas para não perder o que recebermos. Então crescer é necessário. Neste novo ano que se inicia queremos crescer em todas as áreas como diz o apóstolo Paulo no verso 15b “cresçamos em tudo.” Mas especialmente nesta semana vamos tratar de três áreas que são a base para as demais. 1. Crescer em nossos relacionamentos. Enquanto crianças e meninos não temos a consciência de que existe um mundo ao nosso redor. Mas a medida em que crescemos adquirimos a consciência do outro e da necessidade que temos de nos relacionar.Por isso, precisamos sempre crescer nos nossos relacionamentos e esse crescimento é tridimensional: relacionamento com Deus, com o próximo e conosco mesmo. Precisamos crescer nestes três níveis  como Jesus. (Lc. 2.52). 2. Assumir responsabilidade por nosso comportamento. A tendência normal das crianças é sempre jogar no outro a culpa de seu comportamento. Portanto, crescer também significa responsabilizarmos também por nossos comportamentos: sejam eles louváveis ou não. E se quisermos crescer de fato, devemos fugir da tentação infantil de culpar qualquer um e qualquer coisa pela própria situação. Somos o que somos por causa das nossas escolhas e decisões. Crescer, portanto implica ter a capacidade de reconhecer a nossa autonomia em nossas decisões e escolhas que acabam por determinar a nossa vida. 3. Ter uma compreensão realista do mundo que nos cerca. O mundo tem que ser encarado. É preciso ter fé, mas não podemos também fugir da realidade. Não temos tudo e nunca teremos, devemos fazer nossas escolhas e assumir as responsabilidades por elas. Temos que aprender viver desfrutando do que possuímos em vez de lamentarmo-nos pelo que não possuímos.
Compartilhamento:

  1. 1.    Em qual área de sua vida, de uma maneira geral, você considera que mais cresceu? (Relacionamentos, espiritualidade, intelectual, financeiro etc)
  2. 2.      Em qual dessas áreas de sua vida, você pode afirmar que teve crescimento neste o último ano?
a.      Família;
b.      Relacionamentos com pessoas;
c.       Relacionamento com Deus;
d.      Pessoal;
e.      Ministerial(Igreja);
f.        Outros.

  1. 3.      Em contrapartida, qual dessas áreas você considera que não houve crescimento considerável, nestes últimos anos?
a.      Família
b.      Relacionamentos com pessoas
c.       Relacionamento com Deus
d.      Pessoal
e.      Ministerial(Igreja)

  1. 4.     Você consegue mencionar na sua vida um prejuízo por falta de crescimento em alguma área?
  2. 5.      Naquilo que você considera sua área de maior crescimento. Cite uma atitude que foi fundamental para seu avançar?
  3. 6.       Qual a área da sua vida, você considera estagnada já há algum tempo e você deseja crescer?
  4. 7.      Na prática, o que você irá fazer para que você possa crescer na(s) área(s) que você considera importante?



Traduza a Página para seu Idioma