quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

O VERDADEIRO NATAL (Compartilhado)

Quebra Gelo
1. Como era comemorado o natal em sua casa quando você tinha 10 anos de idade?
2. Qual a melhor lembrança que o dia de Natal lhe traz?
Leia Comigo: Mateus 2.1-12
v.11 “Entraram na casa e encontraram o menino com Maria, a sua mãe. Então se ajoelharam diante dele e o adoraram. Depois abriram os seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra.”
Introdução:
O texto relata que pela ocasião do nascimento de Jesus, dois grupos bem diferentes o foram visitar; o grupo dos magos, que provavelmente eram sacerdotes-astrólogos do antigo império persa; e o grupo dos pastores que, segundo o livro de Lucas 2.8-16, estavam ali por perto cuidado dos seus rebanhos durante a noite quando foram surpreendidos por um anjo que lhes avisou sobre o nascimento do Salvador.
Como eram bem distintos, é certo que existiam muitas diferenças entre eles (os e magos e os  pastores), mas vamos nos concentrar apenas cinco dessas diferenças:

1-Eles possuíam diferenças culturais - Os pastores eram israelitas enquanto os magos eram persas. Eles possuíam costumes completamente diferentes: a comida, as roupas a língua, etc.
2-Eles possuíam diferenças Intelectuais – Os pastores eram homens simples com muito pouco estudo, enquanto que os magos eram astrólogos estudiosos.
3-Eles possuíam diferenças sociais – É muito provável que os pastores eram trabalhadores contratados para cuidar dos rebanhos alheios e por isso homens de classes sociais mais pobres, já os magos, a julgar pelos presentes que deram, podemos dizer que eram homens muito ricos.
4-Eles possuíam diferenças Geográficas - Os pastores moravam ali mesmo na palestina, já os magos estavam vindo de regiões muito distantes.
5-Eles possuíam diferenças Religiosas - Os pastores eram da religião dos judeus, adoravam um único Deus Jeová, enquanto os magos eram sacerdotes pagãos que adoravam vários deuses.
Apesar de tantas diferenças(cultural, intelectual, social, geográficas e religiosa), eles puderam ir, conhecer e adorar o filho de Deus que havia nascido.
A visita desses grupos tão diferentes nos dias do nascimento do salvador do mundo nos ensina algumas coisas preciosas a respeito do verdadeiro natal:
1O verdadeiro natal é acessível a todos e em todos os tempos - O verdadeiro natal não é algo do primeiro século restrito a um grupinho de pessoas, o natal tem uma mensagem universal, para todos os povos, todas as raças, todas as tribos, todas as nações de todas as línguas em todas as culturas. Não importa qual seja o seu nível intelectual ou financeiro, a sua situação geográfica, de perto ou de longe. Não importa qual é sua religião. Não importa se você é rico ou pobre, preto ou branco, não importa, Deus te convida para o verdadeiro natal.
2. O verdadeiro natal é o nascimento do filho de Deus- O verdadeiro natal não é papai Noel, não é árvore de natal, não é 25 de dezembro, o verdadeiro natal é o nascimento do filho de Deus.
3. O verdadeiro natal é parte do grande projeto de Deus para salvar o homem - O nascimento de Jesus (natal) aconteceu com um propósito (Mt.1.21). Jesus veio ao mundo com o propósito de salvar o homem dos seus pecados. O pecado fez de nós inimigos de Deus e por isso fomos eternamente condenados. O nascimento de Jesus trouxe esperança, trouxe o favor de Deus para nós.
Natal não acontece quando se troca presentes, ou quando se monta árvores de natal. O natal acontece quando deixamos o Rei dos Reis nascer em nós.
Quando o verdadeiro natal acontece, ele traz consigo libertação, ele traz salvação. Foi o que aconteceu na casa do pecador Zaqueu (Lc. 19), quando Jesus viu a transformação que havia acontecido na vida de Zaqueu, disse: “hoje houve salvação nesta casa”.
Compartilhando a Palavra
  1. Considerando as diferenças mencionadas acima, quando é que você encontra mais dificuldade para pregar o evangelho a uma pessoa? Quando:
    1. A religião dela é bem diferente da minha.
    2. O nível social dela é bem acima do meu.
    3. O nível intelectual é mais elevado que o meu.
    4. Outro.
  2. Quando foi que o natal deixou de ser para você apenas uma dia comercial do mês de dezembro e passou a significar exatamente o que este texto de Lucas retrata. "Pois, na cidade de Davi, nasceu hoje o Salvador, que é o Cristo, o Senhor"
  3. Em sua opinião, qual deve ser a postura dos servos de Deus diante de tantos símbolos natalinos (Papai Noel, árvore de Natal, Duendes, etc.), que não tem nada a ver com o verdadeiro natal.
    1. Acho que os servos de Deus devem evitá-los.
    2. Eu acho que os servos de Deus deve usá-los.
    3. Outro.
  4. Considerando que Jesus não nasceu em 25 de dezembro e que o natal hoje é basicamente um motivo para aquecer o comércio, você acha que o cristão devem celebrar o natal?
    1. Sim, devemos aproveitar estes dias para falar do propósito do verdadeiro natal.
    2. Não, é uma festa (pagã), mundana e devemos nos manter longe disso.
    3. Outro.
Conclusão
Se o natal que você experimenta não passa de um dia de festa com alguns amigos e parentes. Se a sua experiência de natal não tem trazido libertação e salvação para sua vida e para sua casa; chegou a hora de você se abrir para o verdadeiro natal.
O natal que os homens inventaram é comercial, e cheio de mitos, paganismo, misticismo e mentiras,  ignorá-lo seria muito sábio, porém você não pode ignorar o verdadeiro natal, pois isso acarretaria conseqüências eternas. Então, hoje mesmo, abra o seu coração, aceite a Jesus como o seu Senhor e Salvador e deixe o Senhor nascer dentro de Você.  (Ele é verdadeiro Natal)

Avisos
Domingo dia 28
PLANTIL Especial - saindo da igreja 8h. 
Vamos ter a festa da multiplicação - No culto.
Vamos comemorar o dia do Discipulador - No Culto.
Vamos consagrar os irmãos Francisco e Irene ao Diaconato - No culto.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Eu creio na Bíblia e Vc?




 Eu creio na Bíblia e Vc?
1. QUEBRA-GELO (10 Minutos) Você se recorda do primeiro livro que leu?
2. PASSANDO A VISÃO (05 minutos):
Evangelismo e integração, 2. Pastoreamento e Discipulado, 3. Treinamento de líderes, 4. Comunhão, 5. Crescimento e Multiplicação.
3. LOUVOR E ADORAÇÃO (15 minutos)
4. OFERTA (5 minutos)
5. EDIFICAÇÃO (30 minutos)
Textos:
 2 Timoteo 3:16 Toda a Escritura é divinamente inspirada {literalmente, “Sopro de Deus”}, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;
I Tess 2.13 Por isso também damos, sem cessar, graças a Deus, pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade), como palavra deDeus, a qual também opera em vós, os que crestes
2 Pe 1.21 Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.

Resumo da Mensagem
               No último domingo estudamos sobre a Bíblia sagrada. Sabemos que a Bíblia é um conjunto de de 66 livros, que foi escrita por cerca de 40 homens, em um período de aproximadamente 1500 anos. A diferença  entre a Bíblia e outros livros considerados sagradas por outras religiões é que a Bíblia é   inegavelmente um livro histórico, pois suas histórias, nomes, datas estão em sintonia com a história da humanidade. A bíblia também se diferencia pela sua relevância profética, pois só sobre o nascimento, vida e morte de Jesus há mais de 300 profecias no velho testamento que se cumpriram no novo testamento. A exemplo de onde iria Nascer(Miquéias 5:2), como iria nascer (Is. 7.14), sua vida e ministério(Is 9.1-2)sua dor e morte (Sl 22.16) .
Conclusão
Concluímos que a Bíblia de fato é a palavra de Deus, por isso quanto sua origem é divina, quanto ao seu propósito é a revelação de um Deus de amor que busca relacionar-se com sua criação, o homem. Assim devemos crer nessa palavra e fazer dela a nossa regra de conduta e fé.
Aplicando a Mensagem
01-       Das  informações  que ouvimos a respeito da Bíblia, na sua opinião, qual a mais importante pra você?
02-       O que a Bíblia representa pra você?

03-       Quanto ao que está escrito na bíblia, qual destas afirmações se encaixa com seu pensamento:
a.   Acredito que nem tudo que está na Biblia é aplicável hoje;
b.    Há algumas partes na bíblia são difícil de entender, mas sei que é a palavra de Deus;
c.   Tudo que está na Bílbia serve para edificar, corrigir e transformar o homem;
d.   Como a Bíblia foi escrita por homens ela tem muitos erros.

04-       Quando você tem que tomar decisões importantes, com que freqüência você costuma consultar o que a Bíblia diz sobre aquilo?

a.   Com freqüência;
b.   Algumas vezes;
c.   Poucas vezes;
d.   Nunca.

05-       O Salmo 15 fala do cidadão do céu e no verso 4 diz ....” que mantém a sua palavra, mesmo quando sai prejudicado”. Em alguma situação você já teve algum “prejuízo” ou “situação constrangedora” porque optou por fazer o que a Bíblia diz?
06-       Quanto a sua relação e atitude a partir de hoje, no que diz respeito a Bíblia, você pode dizer que:
a.   Sinto-me desafiado a viver debaixo dos princípios contidos nela;
b.   Embora eu creia em parte da Bíblia  e acho que algumas coisas são impraticáveis;
c.   Sinto-me desafiado a conhecer mais a Bíblia, para então saber o que fazer;
d.   Outra...
6. INTERCESSÃO (5 minutos)

7. AVISOS (5 Minutos)

Lembre-se de falar do encontro dos detalhes do encontro como hora de chegada na igreja(20h) o que levar(roupas, roupas de cama individual, etc)















quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

O PECADO É GRAVE, ELE MATA

1. QUEBRA-GELO (10 Minutos) Qual foi o motivo da maior surra ou castigo que os seus pais já lhe deram?

2. PASSANDO A VISÃ(05 minutos):

Evangelismo e integração, 2. Pastoreamento e Discipulado, 3. Treinamento de líderes, 4. Comunhão,    5. Crescimento e Multiplicação.
3. LOUVOR E ADORAÇÃO (15 minutos)

4. OFERTA (5 minutos)
5. EDIFICAÇÃO (45 minutos) 

Resumo da Mensagem
Textos:
Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte. Tiago 1:15
 “, a alma que pecar, essa morrerá.” Ezequiel 18:4
Introdução
O pecado é universal. A consequência do pecado, sempre será a morte. O pecado é capaz de matar tudo que está ao nosso redor, ele mata a nossa saúde, famílias, relacionamentos, etc. O pecado sempre trará perdas e culpa… O pecado dá garantias que nunca serão cumpridas. O Pecado faz propagandas enganosas, promete prazer, alegria, satisfação e paga com desilusão e morte. Ele faz propaganda de liberdade, mas entrega cadeias e algemas. O pecado é uma fraude, pois, promete mundos e fundos, mas tira tudo de você. Faz propaganda de felicidade, mas é a causa do desespero de bilhões de pessoas. O pecado é o pior de todos os males, é pior do que a pobreza, do que a fome, do que a sede, do que a doença. O pecado que hoje parece uma linha fina que pode ser quebrada com a mão, amanhã se tornará uma corrente grossa que vai escravizar, e será capaz de destruir seu patrimônio, sua saúde, reputação e sua família.
O pecado com o poder de sedução vem sempre muito colorido e bem embalado com belos pacotes de presente, mas, ele é pura ilusão. As gargalhadas do pecado de hoje, serão transformadas amanhã em choros e prantos infindos. Os sussurros do pecado de hoje darão lugar a berros de horror.  A alegria passageira do pecado vai ser transformada em eternas aflições. O Pecado é a única coisa em todo o universo que pode te separar de Deus, o teu criador. Isaías 59:1-3.
Como vencer este tão grande inimigo que assola a todos indiscriminadamente? 
1. Na Guerra contra o Pecado vamos precisar saber três coisas pelo menos: 1.) Saber  que Jesus venceu o pecado por nós. (1 João 3:5, 1 Pedro 2:22). 2) Saber que que Jesus Assumiu a devida punição pelos nossos pecados. Hebreus 2:91 Pedro 3:18), e 3) Saber que em Jesus temos perdão dos nossos pecados. (Colossenses 1:14)
2. Na guerra contra o pecado vamos precisar seguir pelo menos sete passos: 1) Peça para o Espírito Santo te mostrar o seu pecado. (  Jó 13:23). 2) Permita que o Espírito Santo te convença do Pecado. ( João 16:8) 3)Reconheça o seu pecado diante de Deus. (João 1:8Salmos 51:3).  4)Arrependa-se profundamente do seu pecado (Atos 3:19) 5) Confesse o seu pecado para Deus e para o seu discipulador – Seu pecado precisa de ser confrontado.  Observe o que   o    Rei Davi disse no Salmos 32:3. 6) Na luta contra o pecado vá até as ultimas conseqüências. Seja radical. (Hebreus 12:4Mateus 5:29). 7) Rompa com o pecado – Não cirande com o pecado, risque-o dos seus  pensamentos, palavras, atos e relações. Não negocie com o pecado. (1 João 3:9Romanos 6:11)
Conclusão
·     Seja perdoado – Quando Deus perdoa ele fica com o prejuízo da sua ofensa. Ser perdoado é o mesmo que receber uma nova chance, um novo começo. Ser perdoado é receber uma ficha limpa diante de Deus. 
Aplicando a Mensagem
  1. Se os seus pais e avós pudessem ter ouvido e vivido estas verdades a respeito do pecado, o que você acha que poderia ter sido diferente ou evitado em sua família?
  2. Apenas com uma frase, resuma o que você daria a um amigo que está afundado no  pecado?
  3. O que mais tem afetado a sua vida hoje?
    1. A realidade dos meus pecados de hoje.
    2. As conseqüências dos meus pecados do passado.
    3. As conseqüências dos pecados dos meus parentes.  
    4. A realidade dos pecados dos meus parentes.
    5. Outro.
  4. Quem aqui gostaria de compartilhar como foi a sua pior experiência com o pecado? (Esta pergunta não pode ser direcionada, deixe a pessoa que queira se manifestar)
  5. Enquanto esta palavra era compartilhada o que você pensa ter ouvido especificamente da parte de Deus para a sua vida? 
6. INTERCESSÃO (10 minutos)
    7. AVISOS (10 Minutos)
    Lembre-se de falar do encontro que acontecerá nos dia 12, 13 e 14 de dezembro, o Pré-encontro e o pagamento que é até dia 9 terça feira.

    Traduza a Página para seu Idioma