quarta-feira, 24 de setembro de 2014

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Sermão do Monte - A Verdadeira Felicidade

1. QUEBRA-GELO (10 minutos): Quem em sua família merecia ganhar o "Prêmio Nobel da Paz"?

PASSANDO A VISÃO (05 minutos): Evangelismo e integração, 2. Pastoreamento e Discipulado, 3. Treinamento de líderes, 4. Comunhão,    5. Crescimento e Multiplicação.
3. LOUVOR E ADORAÇÃO (15 minutos) Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Salmos 19:1
4. OFERTA (5 minutos)  - Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, que ele é o que te dá força para adquirires riqueza; para confirmar a sua aliança, que jurou a teus pais, como se vê neste dia. Deuteronômio 8:18
5. EDIFICAÇÃO (45 minutos) 
Textos Bíblicos: Mateus 5. 1-12
Introdução
No último domingo a palavra foi baseada em um dos textos mais conhecidos e impactantes  de toda a bíblia sagrada: O sermão do Monte. Seria difícil imaginar uma pregação mais revolucionária do que o este Sermão pregado por Jesus e que está registrado nos capítulos 5, 6 e 7 do livro de Mateus. Jesus já estava pregando o evangelho do reino (Mateus 4:23) quando sentou num monte na Galileia, chamou os seus discípulos a parte e começou a falar algumas das palavras mais desafiadoras de todos os tempos. Ele introduziu o seu sermão com uma lista de qualidades espirituais conhecidas como as "bem-aventuranças" (ou "Felizes"), (Mateus 5:3-12). Nestes versículos Ele vai dizer que a verdadeira felicidade só pode ser desfrutada pelos: pobres de espírito, os que choram, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os limpos de coração, os pacificadores, os perseguidos. A fim de conhecermos melhor o segredo da verdadeira felicidade vamos ver hoje o que significa as quatro primeira bem-aventuranças.  
  1. O Pobre de espírito - É o servo que tem consciência de sua miséria espiritual - ele sabe que diante de Deus está falido, que não tem nada para dar ou reivindicar. Que não pode comprar nada, que vive do favor de Deus, tão somente.
  2. Os que Choram - Não são aqueles que choram pelo luto ou pelas perdas materiais, mas aqueles que choram por sua própria condição de pecado. Isto aqui é como um estágio, primeiro reconhecemos a nossa miséria, depois lamentamos, choramos por causa disto. Enquanto a pobreza espiritual fala de confissão, o choro fala de contrição, de quebrantamento. 
  3. Os Mansos - Mansidão tem haver com "auto controle". O contrário de manso é a  valentia  e a  arrogância dos que não levam desaforo para casa. O manso tem consciência de quem ele é. Faz uma estimativa correta de si mesmo, por isso, não grita, não esbraveja, antes se inclina, reconhece.  
  4. Os que têm fome e sede de justiça - O texto está falando de uma fome espiritual. Porque os servos de Cristo não podem ser como os mundanos que vivem em função de  bens materiais, antes devem buscar primeiramente o Reino de Deus com a sua verdade e sua justiça (Mt 6.33).
Extraindo e Aplicando a Mensagem
  1. Se você fosse dar uma nota para o seu nível de felicidade, qual nota daria?
  2. Entre as quatro bem-aventuranças que estudamos hoje, qual é a que mais te desafia?
  3. Silenciosamente, dê a si mesmo uma nota de 1 para (muito baixa) e 4 para (muito alto) para cada uma das qualidades espirituais tratadas aqui hoje. (Para o líder da célula - coloque uma música de fundo  e peça para os irmãos fecharem os seus olhos enquanto vão avaliando cada um dos  itens abaixo  que você vai mencionar e depois ore com todos).
    1. Pobre de espírito - Neste ponto, como você tem levado a sua vida? você tem reconhecido a sua falência espiritual e necessidade de Deus? Está claro para você que a sua relação com Deus só é possível por causa da Sua graça. Você demonstra em sua vida ter  a consciência que não pode conquistar o amor de Deus por você mesmo? 
    2. Choro - Você sente dor por seu pecado? Você chora e se angustia por causa de seu pecado? Você costuma ter experiências de quebrantamento e contrição diante de Deus? Você tem tido consciência de sua miséria espiritual e por isso não esbraveja, não grita, antes controla-se?
    3. Manso - Será que você precisa parecer sempre muito forte, controlador, dono da situação? Você tem mesmo que ganhar todas as discussões? Você não acha que talvez seja hora de deixar o Espírito Santo controlar a sua vida, sua reações, emoções e sentimentos? 
    4. Fome espiritual - Você tem fome de quê? As suas energias, tempo e dinheiro são gastos principalmente com o quê? Qual é o nível do seu comprometimento com a verdade e a justiça do Reino de Deus?  
  4. Considerando esta mensagem, o que muda em sua vida a partir de hoje? 
Conclusão
No Sermão do Monte Jesus nos desafia como seu povo a sermos "diferentes". Não importa o que o mundo diga ou pense, o alvo de Cristo é gerar um povo exclusivo seu, que seja diferente, como ele mesmo é. Se este povo de fato, for diferente das outras pessoas, então ele terá encontrado a verdadeira felicidade.

INTERCESSÓRIA (10 minutos)
7. AVISOS (10 minutos)
Veja os avisos no relatório do líder de célula.

 DICA APROVADA:.  Dê uma ligada, ou faça uma visita ao irmãos que porventura tenha faltado a reunião da célula para comunicar o seu amor e a falta que ele fez.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

É possível a transformação do Brasil?


1. QUEBRA-GELO (10 minutos): Qual o país que você não conhece e gostaria de conhecer?
PASANDO A VISÃO (05 minutos): Evangelismo e integração, 2. Pastoreamento e Discipulado, 3. Treinamento de líderes, 4. Comunhão,    5. Crescimento e Multiplicação.
3. LOUVOR E ADORAÇÃO (15 minutos) Quem é este Rei da Glória? O Senhor dos Exércitos, ele é o Rei da Glória. Salmos 24:10

4. OFERTA (5 minutos)  José, um levita de Chipre, a quem os apóstolos deram o nome de Barnabé, que significa encorajador, vendeu um campo que possuía, trouxe o dinheiro e o colocou aos pés dos apóstolos. Atos 4:36-37.

5. EDIFICAÇÃO (45 minutos) 
Textos Bíblicos

Joel Cap.1 e  2
Introdução
No livro de Joel o profeta relata  os problemas que assolavam a nação de Israel, as colheitas estavam de mal a pior, havia escassez, fome. Muitas vezes nos  como nação nos identificamos com esse quadro de Israel naquela época,  pois embora podemos ver algumas conquistas, ainda são alarmantes o quadro de maldição em que a nossa amada nação se apresenta. E sem dúvida este quadro é reflexo da transgressão da leis de Deus que dá a Satanás um direito legal de nos vencer e estabelecer seu domínio sobre o País ou uma certa área, e mesmo uma pessoa. Os resultados do domínio de Satanás sobre diferentes áreas ou nações, são devastadores e mesmo catastróficos. E Segundo as escrituras tanto no livro de Joel como em II Cr. 2.14 o único meio de vermos as maldições quebradas é por meio da igreja que representa o Senhor aqui através do seu clamor, do seu jejum, deixando os seus maus caminhos. Somos chamados de o sal da terra e para salgar a sociedade, Deus precisa do Seu povo. Ela chama a Igreja para assumir os valores do Seu Reino em todas as camadas sociais, em todas as esferas de vida da nação brasileira, como uma proclamação profética, numa posição de autoridade em Cristo Jesus, a fim de desafiar as forças das trevas e influenciar mudanças profundas na vida espiritual, política, ética e moral da sociedade, pela vivência dos padrões divinos.
Extraindo e Aplicando a Mensagem

Vamos fazer a leitura de 02 Versículos Gn 4.12 e Lv. 18.25
a.      Na sua opinião o que aconteceu nestes textos?
b.      Você consegue identificar na nossa nação problemas em decorrência do pecado?
c.       Conforme II Cr.2.14 quais os passos para a cura de uma nação?
d.      Na Bíblia existem vários personagens que foram chamados por Deus para salvar, trazer avivamento, mudar , abençoar uma nação inteira. Alguém conseguiria identificar um destes e dizer o que ele fez?
e.      Pessoalmente,  o que podemos fazer para ver a transformação no Brasil acontecer?
Conclusão:
É tempo de tomar consciência do mal que nos cerca e levantar a cabeça para agir. Uma base de trabalho precisa ser estabelecida:
2.1- Precisamos confessar nossos pecados e pecados de nossa nação.
2.2- Devemos buscar o perdão.
2.3- Nosso pecado tem que ser expiado para que a maldição seja levantada.
2.4- Um sacrifício de sangue deve ser feito.
2.5- Jesus fez aquele sacrifício uma vez por todas.
2.6- 0 Sacrifício de Jesus deve ser reconhecido, aceito e apropriado
2.7- Satanás deve ser repreendido, reprovado e lembrado de que Jesus pagou o preço, derramando o Seu próprio sangue (Satanás) um usurpador.
2.8- A terra é redimida por um ato de fé, a qual aplica o sangue de Cristo à terra amaldiçoada.
INTERCESSÓRIA (10 minutos)
7. AVISOS (10 minutos)
Veja os avisos no relatório do líder de célula.

 DICA APROVADA:.  Aproveite o clima evangelístico na igreja e realize o Natanael 3 em sua célula neste mês.

Baseado no estudo: “Redimindo a terra" de Valnice Milhomens.


sexta-feira, 5 de setembro de 2014

OS NÍVEIS DO AMOR

1. QUEBRA-GELO (10 minutos): Quem são as pessoas mais felizes e realizadas: As pessoas que muito amam ou as pessoas que muito são amadas?

PASANDO A VISÃO (05 minutos)Evangelismo e integração, 2. Pastoreamento e Discipulado, 3. Treinamento de líderes, 4. Comunhão,    5. Crescimento e Multiplicação.
3. LOUVOR E ADORAÇÃO (15 minutos) Quem é este Rei da Glória? O Senhor dos Exércitos, ele é o Rei da Glória. Salmos 24:10

4. OFERTA (5 minutos)  José, um levita de Chipre, a quem os apóstolos deram o nome de Barnabé, que significa encorajador, vendeu um campo que possuía, trouxe o dinheiro e o colocou aos pés dos apóstolos. Atos 4:36-37.

5. EDIFICAÇÃO (45 minutos) 
Textos Bíblicos
Lucas 10.27; 27 - E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
João 13.34-35; Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.
João 17.26 - E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja.
Introdução
O amor é o maior de todos os mandamentos (Lc 10:27) – Quem ama cumpri a lei de Deus (Rm 13:8-10). Paulo sempre destacava as três virtudes mais nobres do  cristianismo: a fé, a esperança e o amor, mas o amor é o maior destes. O amor é mais importante do que o conhecimento (1 Co 8:1-3) O amor é mais importante do que os dons espirituais (1 Co 13:1-3) – Línguas, profecias, sinais – tudo passará, mas o amor subsistirá eternamente. 
Baseado nestes três textos que lemos acima concluímos que o amor que Deus propõe para as nossas vidas possuem pelo menos três níveis.
  1. O primeiro é o nível do Ego - Eu devo amar o meu próximo como eu amo a mim mesmo. (Lc 10.27). 
  2. O segundo é o nível de Jesus - Eu devo amar o meu próximo como o próprio Jesus ama. (João 13.34-35)
  3. O terceiro é o nível da Trindade Santa - Neste nível, existe um sincronismo com o amor de Deus de forma que me torno "um" com o meu irmão. (João 17.26)
Extraindo e Aplicando a Mensagem
  1. Qual foi a maior atitude de amor que você já presenciou em toda a sua vida?
  2. Quando você quer demonstrar amor para alguém que ama muito, o que você faz especificamente?
  3. Quanto aos níveis do amor que foram listados acima, você acha que é possível vê-los na igreja de Jesus nos dias de hoje?
    1. Sim, é possível a igreja vivê-los por causa do Espírito Santo de Deus.
    2. Não, é impossível a igreja de hoje vivê-los. 
  4. Você acha que Deus nos mandaria fazer algo que Ele sabe que é impossível de praticar? Explique a sua resposta. 
  5. Sabemos que além da decisão de amar e da atitude de amor, vamos precisar da graça e do amor do Senhor derramando em nossos corações para conseguirmos de fato amar. O que você pretende fazer a partir desta reunião para que o verdadeiro amor seja uma realidade em sua vida?
    1. Não sei o que fazer.
    2. Vou aprender mais sobre o verdadeiro amor.
    3. Vou tomar a firme decisão de começar a amar as pessoas.
    4. Vou passar a orar para que o Senhor derrame do Seu amor em mim.
Conclusão
O amor é o oxigênio do Reino de Deus. O amor, a essência da vida cristã – O amor é a prova da maturidade cristã, por isso, enquanto igreja, não temos outra opção, senão decidir amar. 

INTERCESSÓRIA (10 minutos)
7. AVISOS (10 minutos)
Veja os avisos no relatório do líder de célula.

 DICA APROVADA:.  Aproveite o clima evangelístico na igreja e realize o Natanael 3 em sua célula neste mês.

Traduza a Página para seu Idioma