quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Eu Preciso de Você, Você Precisa de Mim. Nós Precisamos de Cristo


Introdução:
Nenhum ser humano é auto suficiente. Mesmo o homem mais rico e poderoso do mundo vai precisar de muitas outras pessoas para viver.  Foi assim que Deus em sua infinita sabedoria nos criou, dependentes uns dos outros. 

Deus criou o universo com um sistema de interdependência visível. O Sistema Solar é um grande exemplo disso: O Planeta Terra gira em volta do Sol – A luz do sol com sua energia é essencial para a vida na terra. Sem sol, plantas não crescem, frutos não nascem. Sem seu calor não existe evaporação, sem evaporação não existe chuva, sem chuva não existe frutos.

Isso que somos capazes de observar no mundo físico é uma realidade muito maior no mundo espiritual. Para falar desta tão maravilhosa e sadia interdependência mútua na vida da igreja, o apóstolo Paulo vai usar o Princípio do CORPO.
Leia Comigo: 1 Coríntios 12.12-27
Extraindo e Aplicando o Ensino:
  1. Em sua opinião, por que Deus nos criou assim tão dependentes um do outro?
  2. Quem poderia citar um texto ou um passagem bíblica que ilustre ou fale sobre nossa dependência mútua?
  3. Fomos incluídos no Corpo de Cristo pelo batismo no Espírito Santo. Segundo o verso 13 o que nos caracteriza como corpo?
    1. Resposta - Neste corpo não importa a minha nacionalidade, nem o meu nível social ou econômico o que importa é que bebamos do mesmo Espírito.
  4. Em sua opinião o que o apóstolo quer dizer quando no verso 25 diz que temos que ter igual cuidado uns pelos outros?
  5. Em sua opinião, o que nos leva enquanto igreja a sermos tão indiferentes à dor e às necessidades dos outros?
  6. O que você acha que cada um de nós podemos ganhar se passarmos a ser mais amorosos e cuidadosos uns com os outros?
  7. Qual nota você daria para o nível de cuidado, "uns para com os outros" aqui em nossa célula? Justifique a sua nota.
  8. No que diz respeito ao cuidado, "uns para com os outros", que nota você daria para você mesmo.? Justifique sua nota.
  9. O que você acha que podemos fazer enquanto igreja para melhoramos no quesito amor e cuidado?
  10. Há Alguém que pensa ter recebido hoje aqui, uma ordem expressa do Espírito Santo para cuidar, amar ou resgatar alguma pessoa em especial? Compartilhe.
Conclusão:
         Eu preciso de você, você precisa de mim, nós precisamos de Cristo. Para vivermos o ideal bíblico "uns para com os outros" teremos que nos concentrar no quanto as pessoas precisam de nós, do nosso cuidado, do nosso apoio, do nosso amor, do nosso carinho, da nossa palavra de aceitação e apreciação. "Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. Romanos 12:10
Nosso Pensamento: Ninguém é tão grande que não possa precisar do outro e ninguém é tão pequeno que não possa contribuir para a vida do outro.
Nossa Oração: É para que Deus nos torne sensíveis quanto as necessidades uns dos outros e transforme a Igreja de Cristo Dókimos em uma comunidade de Amor e cuidado mútuo.


quinta-feira, 12 de setembro de 2013

A AUTORIDADE DO CRENTE


Introdução
No estudo anterior que compartilhamos a respeito da autoridade do crente vimos o primeiro princípio deste tema:  "A autoridade do crente é uma Autoridade Delegada." Este princípio está muito claro em Romanos capítulo 13 quando o apóstolo Paulo diz que toda autoridade foi  e é constituída por Deus. Com o exemplo do Policial no trânsito, explicamos que assim como ele apenas expressa a autoridade do estado, o crente também, no exercício do seu direito legal de servo de Deus, apenas exerce a autoridade do Senhor.

Leia Comigo: 1 Samuel 15.13-23
O nosso texto base de hoje é parte do episódio em que o rei Saul desobedece uma ordem expressa de Deus e quando repreendido pelo profeta Samuel tenta justificar-se dizendo que poupou Agague, o rei dos Amalequitas, e o que havia de melhor entre os bois, as ovelhas e os cordeiros mais gordos, a fim oferecer em sacrifício ao Senhor. É nesse momento que o grande profeta Samuel diz: “Melhor é obedecer do que sacrificar”. Com isso temos aqui o segundo princípio de autoridade. 
O Principio da submissão - Somente a obediência honra a Deus de maneira absoluta, pois só ela coloca a vontade de Deus no centro. Para que a autoridade se expresse, é necessário que haja SUBMISSÃONa oração do nosso Senhor Jesus Cristo no Getsêmani, Ele ora para conhecer e se submeter a vontade de Deus: “Se não for possível afastar de mim este cálice...”.
“faça-se a Tua vontade”
. Para obedecer a Deus é necessário submeter-se à Vontade de Dele. A bíblia diz que Jesus ensinava com autoridade, que os ventos lhe obedeciam e ainda que os demônios lhe submetiam. O segredo de Jesus era a sua total submissão à autoridade de Deus, o seu Pai. 
Para nós exercermos a autoridade de Jesus no mundo espiritual teremos que nos submeter em obediência completa a toda  vontade de Deus. Para haver submissão, o EGO precisa ficar excluído, mas se a vida estiver centrada no EGO, a SUBMISSÃO torna-se impossível; Essa é a mais alta expressão da vontade de Deus.
Extraindo e Aplicando o Ensino
  1. O que mais lhe chamou a atenção neste texto de I Samuel 15?
  2. Qual a área da sua vida com a qual você encontra maior dificuldade para submeter a autoridade de Deus?
  3. Por causa daquela desobediência o rei Saul acabou perdendo o seu reinado, quem aqui poderia compartilhar uma experiência em que você perdeu algo muito importante por causa de desobediência?
  4. O que o Senhor falou especificamente e pessoalmente com você nesta reunião? 
Conclusão
O crente desobediente, que questiona e que não se submete a vontade de Deus, nunca poderá exercer a autoridade que Deus lhe deu e viverá uma vida de derrota, mas, o crente que faz a sua vontade e se submete em obediência terá poder. Mude esta história com o princípio da submissão. Assim como o policial do trânsito não consegue exercer a sua autoridade nas estradas sem a sua farda, um crente não pode exercer autoridade no mundo espiritual sem submissão completa a Deus.



Traduza a Página para seu Idioma