quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

COMO TER UMA VIDA ABENÇOADA AQUI E AGORA

Quebra-Gelo
Quando você era criança e a sua família se reunia em um dia especial, normalmente qual era o cardápio?
1. Galinha, 2. Macarronada, 3. Churrasco, 4. Peixe. 5. etc.
Texto: Salmo 37.3-7
Introdução:
            A bíblia diz   em Coríntios 2.9  que nenhum olho viu, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. Neste texto certamente o apóstolo Paulo está falando de coisas tremendas das quais o Senhor preparou para que um dia quando ele  voltar e nos  buscar possamos com Ele  usufruirmos delas eternamente. Estas coisas que olho nenhum viu e que ouvido nenhum ouviu estão sendo preparadas para delas desfrutarmos em um tempo futuro,  porém, existe uma série de outras coisas tremendas de Deus que ele preparou para nós  AQUI e AGORA.
            O Próprio Senhor Jesus disse para os seus discípulos em Mateus 19:29:  “E todos os que, por minha causa, deixarem casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou terras receberão cem vezes mais e também a vida eterna.
            Esse “cem vezes mais” fala de um tempo presente, fala de um aqui e agora.
            Quantos querem usufruir da  benção de Deus em todas as áreas da vida aqui e agora e ainda na vida eterna?  Para isso teremos que atentar para quatro recomendações dadas pelo salmista do salmo 37.
1ª Recomendação -  Confie no Senhor
            Confiar no senhor significar ter fé n’Ele. Confie Nele, mesmo que a sua fé seja bem pequenina, mas que ela seja n’Ele, . (não no Pastor, no Líder de Célula, no  Presidente da república, ou em qualquer outro.) confie tão somente n’Ele.
2ª Recomendação - Agrada-te do Senhor
            Não significa agradá-lo, mas se   agradar Dele. Deleitar-se Nele. Ter prazer em sua presença, em sua companhia. Os prazeres do mundo não podem ser comparados ao prazer de estar com o Senhor. Deseje-o, queira-o.
3ª Recomendação - Entrega o teu caminho ao Senhor.
            Entregue a direção de sua vida a Ele. Deixe-o através de sua palavra dirigi-lo, entregue o comando de sua vida a Ele. Deixe-o ser o seu Senhor. Não faça o que der na telha, antes peça a direção Dele em tudo. Não faça a sua vontade mais a vontade Dele.
4ª Recomendação - Descanse no Senhor
            Não fique ansioso, não fique irritado, antes, espere n’Ele. Como uma  criança que depende completamente de sua mãe, durma nos   braços fortes do Senhor, Ele vai cuidar de tudo.
Conclusão
            Amados, Deus tem benção pra você aqui e agora. Deus tem solução para os seus problemas aqui e agora. Deus não seria incoerente de te     preparar uma eternidade com rua de ouro e de cristal enquanto aqui na terra você vive uma vida de derrota. Deus não quer isso pra você. Tome posse de sua benção, aqui e agora.
Compartilhando a Palavra
1. O que mais lhe marcou ou chamou a  atenção hoje nesta palavra?
2. Considerando sua própria vida, o que Deus falou com você especificamente?
3. Na prática, o que você vai fazer a fim de desfrutar a benção de Deus aqui e agora?

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Escola de Pastores

1º Módulo
 Introdução à Bíblia


    Ao terminar este curso você será capaz de responder as seguintes questões:
•    Se a Bíblia foi escrita por homens, por que é considerada a Palavra de Deus?
•    Como ter certeza de que o conteúdo da Bíblia não foi alterado com o tempo?
•    O que a arqueologia tem a dizer sobre a confiabilidade das Escrituras?
•    Existem contradições na Bíblia?
Além de responder a estas questões tão relevantes, você também aprenderá como se equipar com ferramentas para o estudo das Escrituras.


Conteúdo:
Apresentação
1.    Revelação e Inspiração
2.    Por que os Cristãos crêem na Bíblia
a.    O Antigo Testamento
3.    Por que os Cristãos crêem na Bíblia
a.    O Novo Testamento
4.    Quem escreveu o Antigo Testamento?
5.    Quem escreveu o Novo Testamento?
6.    Como a bíblia foi preservada.
a.    O Novo Testamento
7.    Como a bíblia foi preservada
a.    O Velho Testamento
8.    Controvérsia em torno da Bíblia
9.    A alta crítica e a Bíblia
10.    A arqueologia e o Antigo Testamento
11.    Ferramentas para o estudo bíblico
12.    Método de estudo bíblico

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

COMO AGRADAR A DEUS

Quando se quer agradar alguém o mais sensato é descobrir o que está no centro do coração da pessoa a quem se quer agradar. É descobrir o que aquela pessoa mais gosta, mais deseja. Não podemos partir do pressuposto que podemos agradar  pessoas a partir daquilo que nós mesmos gostamos. Imagine que você goste de bolo de chocolate, e com muito amor dedicação e carinho, com investimento de tempo e dinheiro no preparado daquele bolo, você descubra na hora de entregar o tal bolo, que a pessoa que você quer agradar não gosta de bolo de chocolate, isso seria um desconforto total, tanto pra você quanto para a outra pessoa, não é mesmo?
Na vida cristã nada é mais importante do que agradar o Senhor e fazer a sua vontade. Para isso, vamos ter que conhecer o que está no centro do seu coração, saber o que Ele mais valoriza, o que Ele mais deseja. Existe algo que Deus não tem e que deseja profundamente. Vamos examinar na sua Palavra e descobrir, qual é o desejo do coração de Deus.

1.     Deus deseja ter muitos filhos (Gn 1.28a “Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e Multiplicai-vos, e enchei a terra,...).
a.     Estas foram as primeiras palavras de Deus ao se dirigir ao homem. Adão, eu quero que você tenha filhos. Você é a minha imagem e a minha semelhança e os seus filhos serão também meus filhos, então Adão, encha a terra de filhos, eu quero muitos filhos.
b.     O centro do coração de Deus é o anseio de ter muitos filhos – Esse é o seu desejo que não mudou ao longo dos séculos apesar da queda.
c.      Com pecado o homem interrompeu o ciclo de reprodução de filhos para Deus, porém Deus que é apaixonado por filhos e providenciou, através do derramamento do sangue do seu filho Jesus, um novo caminho para gerar novos filhos pra Ele. 
d.     É por isso que em João 1.12-13,  está escrito: “Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus”.
e.      Este texto mostra claramente que por causa do pecador o homem perdeu a paternidade Divina, e a única forma do homem reaver isso  e voltar a ter o direito de ser filho de Deus novamente é crendo e recebendo a Jesus, o filho de Deus, como o seu único e suficiente salvador e Senhor.

2.     Deus deseja que todos os homens sejam salvos (1 Tm 2.3-4, “Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador, que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.”.
a.     O outro desejo do coração de Deus é que todos os homens venham a ser salvos. Se Deus deseja que todos os homens sejam salvos é por que todos os homens estão perdidos e precisam de salvação, conforme o texto de Rm 3.23: “Todos pecaram e destituídos estão da gloria de Deus.”
b.     A fim de salvar o homem Deus providenciou um plano denominado: A Mensagem do Evangelho. A mensagem do evangelho é:
I.     O homem por causa do Pecado está condenado à morte eterna (Rm 3.23, Rm 6.23)
II.     O homem não pode salvar-se a si mesmo. (Jo 8.32 e 36, 1 Tm 2.5)
III.     Jesus é Deus e a sua morte na cruz foi por causa dos pecados do homem pecador, (Jo 3.16-17)
IV.     O homem só pode obter a salvação por meio da graça de Deus e mediante a fé em Cristo, (Ef 2.8.9)

Conclusão
c.      Se você ainda não é filho Deus, hoje é o dia de você receber a Jesus como o seu Senhor e Salvador.
d.     Se você já recebeu ao Senhor Jesus como seu Senhor e Salvador, e já experimentou a sua paternidade e salvação está na hora de você começar a agradar o coração de Deus, salvando as almas perdidas e gerando filhos para Ele, assim como um dia você foi gerado. 
e.     Em Rm 1.16 Paulo diz o seguinte: Não me envergonho do evangelho por que é o poder  de Deus para a salvação de todo aquele que nele crê...”.  O evangelho é a única coisa no universo que tem o poder  para salvar os seus amigos e parentes que estão perecendo, por isso convido você hoje a não se envergonhar deste evangelho de Deus e te desafiar a pregá-lo para os teus amigos e parentes. Não perca mais tempo, compartilhe o evangelho com eles e convide-os a vir a célula e também a igreja. 

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Como Vencer a Murmuração


Quebra-Gelo
Em que situação você normalmente fica mais propício a reclamar e murmurar?
1.   Nas relações profissionais;
2.   Nas relações familiares;
3.   Quando no trânsito; etc.

Introdução: Murmurar é soltar queixas, lastimar-se em voz baixa,  reclamar, maldizer, resmungar, etc.
Texto: Número 14.1-25
Quando murmuramos, o fazemos na tentativa de mudar ou pelo menos aliviar algum tipo de desconforto, indignação,  prejuízo ou insatisfação que por ventura tivemos e que está afligindo a nossa alma. O problema é que ao invés de aliviar ou resolver o suposto problema a murmuração faz é exatamente o contrário.

Problemas que a murmuração pode gerar:
1. Por causa do poder que há nas palavras, a murmuração pode gerar muitas derrotas na vida do murmurador (Pv 18.21);
2. A murmuração também pode gerar legalidades para o diabo trabalhar na vida do murmurador (Tito 10.8).
3. A murmuração pode nos fazer parecer loucos (Jo 2.9 e 10);
4. A murmuração pode ainda atrair o juízo de Deus sobre os que murmuram (1Co 10.10).
No episódio de números 14 vimos que somente uma minoria conseguiu vencer o espírito de murmuração que havia se instalado entre o povo. E baseado na postura destes vamos ver quais atitudes devemos hoje tomar em nosso dia a dia a fim de também vençamos a murmuração.

1. Reconheça que você é um murmurador, confesse e se arrependa. (Nº 14.2,9,11,19 e 20.
a. A murmuração é um pecado que, se não vigiarmos, o cometeremos todos o dias, porque a vida não é perfeita. Coisas saem erradas a todo momento, planejamentos são frustrados e situações inesperadas acontecem.
b. Quando se murmura, murmura-se contra alguém, mais, em primeira instância toda  murmuração é contra Deus. A murmuração despreza e faz pouco caso do Senhor nosso Deus que de todas as coisas nos supre, por isso, temos que nos arrepender, confessar e abandonar este terrível pecado.

2. Decida ser grato em toda e qualquer situação. (1 Ts 5.18, Ef 5.20)
aReconheça, há mais motivos pra agradecer do que para reclamar. Ao contrário do que fez o povo de Israel, lembre-se de tantas benção, conquistas, livramentos e graças que o Senhor já te deu.
b. Não empreste a sua boca para a ingratidão, com reclamações e queixas, antes louve, bendiga e agradeça a Deus por tudo e em todas as circunstâncias.
c.   Faça como o salmista no salmo 103.1-5. “bendize ó minha alma ao Senhor, e tudo que há em mim bendiga o Seu Santo Nome...”.
d.   Ou  como fez Habacuque, você pode dizer. “ Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação.(Hb 3.17-18)”
e.  Toda as vez que você sentir desejo de murmurar, agradeça, louve.

3Procure discernir o Propósito por trás de todas as situações.
a. Deuteronômio 8.16 diz que Deus conduziu o povo de Israel pelo deserto e permitiu tantas dificuldades por causa de um propósito que Ele tinha, mas infelizmente o povo não entendeu.
b. Deus é o Senhor do universo, Ele está no controle. Então procure olhar a baixo da superfície; Por que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, daqueles que foram chamados de acordo com o seu propósito” (Rm 8.28). Não se precipite, mas como José e Maria, pondere no coração todas as coisas antes de sair praguejando, reclamando e se queixando.
c. Ainda que você não entenda, é possível que haja um propósito de Deus em cada situação.

Conclusão: Que Deus tenha misericórdia de nós e nos ajude a vencer este mal que é tão comum em nossas vidas.

Traduza a Página para seu Idioma