segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Como se tornar uma pessoa segundo o coração de Deus

Salmo 42 1-2.
"Assim como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus.
A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus."

Introdução

O salmista Davi foi um homem comum que experimentou tragédias, alegrias, decepções.... Foi um garoto fantástico, enquanto era um adolescente enfrentou um homem de aproximadamente 3 m de altura, um verdadeiro herói de guerra. Davi foi apaixonado pela vida, apaixonado pela sua nação..... Foi um grande rei...

(Compartilhamento 1 – (Você já obteve vitórias em sua vida, que pra você ficou evidente que Deus é que estava no controle?)
Mas ele também enfrentou a traição de seu filho, a perseguição de um amigo, e o desprezo de sua mulher....
(Compartilhamento 2 – Você já enfrentou situações na sua vida que pensou que uma pessoa amada por Deus jamais deveria experimentar?)
(Compartilhamento 3 – O que você entende por uma pessoa segundo o coração de Deus? Em determinado momento Davi ficou conhecido como o homem segundo o coração de Deus. Se Davi que era uma pessoa comum, tão normal, se tornou um amigo de Deus, qualquer um de nós podemos nos transformar em uma pessoa segundo o coração de Deus...

(Compartilhamento 4 - Você identifica na leitura do Salmo 42 alguma dica do que fez do salmista uma pessoa segundo o coração de Deus?) Vamos então ver como qualquer pessoa pode se tornar essa pessoa...

I - Tendo sede de Deus....: Compartilhamento 5 – (Como se comporta alguém que está com muita sede?Bem aventurado os que tem fome e sede, porque eles serão fartos.)
Ficar longe de Deus é como tentar saciar sua sede com água salgada. Você continuará com sede até que beba de uma água pura.
Nossa origem e nosso destino é Deus e precisamos buscar sua face e achá-lo. Como diz St Angostinho: Nossos corações estarão inquietos enquanto não repousarmos em ti.

II- Buscando a Deus - Jeremias disse: Buscarme-eis e me encontrareis quando me buscares de todo coração... (Compartilhamento 6- O que este texto está afirmando?)
Jesus também disse: Aquele que busca acha, aquele que bate se abrirá. Uma coisa é certa: se você buscar a Deus certamente encontrará, e se não encontrou é porque você ainda não buscou....como deveria. Porque Deus se revela àqueles que o buscam de todo o coração.
Deus deixou o caminho para encontrá-lo e por isso você foi criado para achar completa realização somente nele. Então, Deus está disponível para aqueles que desejam encontrá-lo.
Deus será encontrado por todos aqueles que o amam e o buscam
Todos aqueles que buscarem a Deus, por pior que seja encontrará....O apóstolo Paulo foi um dos maiores perseguidores da igreja, mas aquele homem tinha tanta sede que deus o fez cair do cavalo, ficou cego, mas econtrou a Deus....
A história dos milagres de Jesus são histórias de homens e mulheres que buscaram a Deus... Assim,a mulher do fluxo de sangue, mesmo havendo uma sentença de morte contra ela, buscou Jesus como nenhuma outra pessoa que estava ali, ela enfrentou uma multidão e conseguiu tocar em Jesus...
Havia também um cego chamado Bartimeu, ele gritava desesperadamente para chamar atenção de Jesus e foi em busca do seu milagre....
Deus está atrás desse tipo de gente....gente que busca, gente que só descansa quando encontra...

III- Adorando a Deus - Sl 135. 15-18 diz: "Os ídolos dos gentios são prata e ouro, obra das mãos dos homens.Têm boca, mas não falam; têm olhos, e não vêem,Têm ouvidos, mas não ouvem, nem há respiro algum nas suas bocas.Semelhantes a eles se tornem os que os fazem, e todos os que confiam neles"(Compartilhamento 7 – O que este texto fala daqueles que confiam em ídolos?)
Pode parecer estranho, mas a adoração é muito importante para aqueles que querem se tornar pessoas segundo o coração de Deus porque:
A adoração nos torna parecidos ao objeto de nossa adoração. Porque ela nada mais é do que um relacionamento com uma pessoa ou coisas, a quem você devota honra e admiração.
Muitos adoram objetos, por isso se tornam sem vida, outros plantas e se tornam vazios....
Mike Murdock fiz que atraímos a unção que honramos....
Mas a adoração de Davi a Deus fez dele um guerreiro. Foi adorando a Deus que adquiriu ousadia, coragem e se tornou um grande rei.
Então, se adoramos a Deus, conforme diz os mandamentos: “Só o Senhor teu Deus adorarás e só a ele prestará culto”, nos tornamos semelhantes a ele em sua essência e atitudes, pois a adoração é um relacionamento e todo relacionamento gera identidade. Somos parecidos com aqueles com quem nos relacionamentos: “Diga-me com quem tu andas e eu direi quem tu és...” Na presença de Deus somos transformados.... Quanto mais íntimo de Deus, mas você passa a conhecê-lo, mais você passa a ser parecido com ele...


Conclusão: Compartilhamento 8 – Quais as atitudes que aprendemos aqui que contribuem para nos tornamos pessoas segundo o coração de Deus?

Traduza a Página para seu Idioma