terça-feira, 26 de outubro de 2010


FRUTO FIEL


Traga o seu para a apresentação que será no próximo domingo 31\10

CRESCENDO EM DEUS

Texto. Gn 21.8: “O menino cresceu e foi desmamado. E, no dia em que o menino foi desmamado, Abraão deu uma grande festa.”
Introdução
Assim como Deus espera que cresçamos fisicamente ele também quer que cresçamos espiritualmente.
Assim como existem níveis, fases (Infância, adolescência, jovem...) para o crescimento físico, existem também níveis e fases com relação ao crescimento espiritual.
A fim de compartilharmos a palavra, vamos consultar alguns textos bíblicos que falam a respeito disso.

Lucas 2.521.Segundo este texto quais foram as áreas onde Jesus experimentou crescimento? R. (Sabedoria = Crescimento intelectual),
(Estatura = Crescia físico), (Graça diante de Deus = Crescimento Espiritual), (Graça diante dos homens = Crescimento social)

1 João 2.13-142. Neste texto, quais são as palavras usadas pelo apóstolo João para descrever os níveis espirituais dos membros da família espiritual (igreja)? R. filhinhos, Jovens, e Pais
Efésios 4.10-133.Segundo este texto, qual o propósito de Deus ao conceder os dons espirituais para a igreja?
R. O Crescimento Espiritual de seus filhos
O texto de Gn 21.8 descreve o dia em que Isaque, um grande homem de Deus foi desmamado. Assim como Isaque cresceu fisicamente, ele certamente também cresceu espiritualmente e assim como Isaque nós também somos chamados para o crescimento espiritual. Baseado neste episódio da vida de Isaque vamos ver pelo menos três aspectos que envolvem o crescimento espiritual:
1. Você só Passa para o próximo nível (fase) espiritual se você crescer.O texto diz: O menino cresceu e foi desmamado...

2. Quando você cresce e muda de fase, você alegra o coração de Deus.O texto relata que o no dia que Isaque foi desmamado, Abrãao, o seu pai deu uma grande festa.
O texto de Lucas 3.21-22, diz que no dia que Jesus foi batizado Deus lhe mandou uma mensagem dizendo: “...Tu és o meu Filho querido e me dás muita alegria...”
3. Estabeleça metas para o seu crescimento espiritual.O texto diz: “No dia em que Isaque foi desmamado...”O seu desmame, o crescimento não acontecem por acaso. Você tem que decidir crescer, você tem que planejar o seu crescimento.
ConclusãoDirija-os em uma oração de arrependimento pelo tempo que perderam e leve-os a comprometerem-se com próprio crescimento espiritual.
Prática - O que fazer?1.Estabeleça alvos para o seu devocional diário (THL) - Oração e Bíblia
2.Estabeleça a meta de ir ao encontro, fazer Escola de Discípulos, ser Líder.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Tá na hora de crescer...

Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. 1 Coríntios 13:11

Sabemos que é muito bom ser criança, muitos podem considerar a infância a melhor fase de suas vidas, onde não se tinham obrigações, responsabilidades, sem contar a inocência....
Mas todos nós sabemos que a infância é uma fase que não se pode eternizar, por melhor que seja, pois se emocionalmente e fisicamente não crescermos passa, então, a ser uma anomalia.
Por isso no verso que lemos há três características dessa fase que devem ser superadas a fim de desfrutarmos das vantagens que só a maturidade oferece:

I - Falava como Menino (Compartilhamento 1 - Então, Você tem alguma história de como a fala da criança é diferente da fala de um adulto?2- Como é a linguagem das crianças?)
( Deixe que algumas pessoas contem histórias, e a partir dessas história, você pode listar as características da fala de uma criança)
Tais como:
a. Desconexa;
b. Sem profundidade;
c. Inoportuna;
d. Não é pesada pela responsabilidade– Essa é a principal característica.

Uma história engraçada sobre essa última característica...
Todas as crianças haviam saído na fotografia e a professora estava tentando persuadi-los a comprar uma cópia da foto do grupo.
- Imaginem que bonito será quando vocês forem grandes e todos disserem: 'ali está Catarina, é advogada', ou também 'este é o Miguel. Agora é médico'.Ouviu-se uma vozinha vinda do fundo da sala:- E ali está a professora. Já morreu..

(Compartilhamento 3 – Será que como adultos podemos falar como crianças? ) Então, muitos embora não sejam mais criança falam como criança. Por isso o Apóstolo Paulo diz que quem é adulto precisa deixar de falar como criança. Nós precisamos amadurecer, não podemos ser irresponsáveis com o que falamos. Afinal já está na hora de crescer! Não podemos mais achar normal falar as coisas de qualquer forma, ser levianos com as palavras...
Precisamos sair do nível da imaturidade no falar pra falar como pessoas adultas....
Quando eu era menino, falava como menino, mas agora... ”tá” na hora de crescer!

II- Sentia como menino- (Perguntas para compartilhar: 4 - Você já presenciou birra de criança? 5- Como as crianças agem quando são contrariadas?)
a. Um menino vive pelas emoções infantis, ele sempre vai optar pelas suas emoções. Ele não consegue racionalizar nem analisar nada. Se há um vidro de veneno e é agradável, ele bebe sem analisar se pode ou se não pode.
b. Acha que o que sente é a coisa mais importante do mundo: Eu quero aquela bola.” Ele não pensa: Não é minha, não posso tê-la agora”. Ele pensa: “eu sinto vontade de ter, e isso é tudo”.
c. Não se pode confiar em um menino, pois agora quer uma coisa depois quer outra, não tem um pensamento firme e constante.
d. Um menino emburra por qualquer coisa, fica empacado, fazendo birra, faz bico, se joga no chão. Meninos tentam ganhar as coisas no grito. Se não for do jeito que eles querem põem a boca no mundo.

(Perguntas para compatilhar- 5 - E você, será que tem momentos onde tem emoções de uma verdadeira criança? 6 -Você já identificou isso em alguma situação de sua vida?
Temos que sondar até mesmo nossas motivações quando queremos determinadas coisas, ou quando estamos sofrendo por perdermos. Porque muitas vezes somos motivados por aqueles sentimento infantil “de que é meu e que tudo é para mim.” Ou “não posso ouvir não”... Você tem que superar as emoções infantis...
Quando eu era criança sentia como criança...., mas “tá” na hora de crescer....

III - Pensava como menino – (Compartilhar - 6 Quando eu era criança pensava que se eu engolisse um caroço de larança nasceria um pé de laranja dentro de mim.. Por isso já me desesperei várias vezes quando engoli um... E vc quantas coisas você pensava quando criança que hoje se revelou como “mentirinhas”? a. Os meninos pensam que podem todas as coisas, inclusive voar, dirigir. Entretanto tem medo de coisas que consideramos insignificantes....
b. E embora tenham muitas informações, eles não têm formado seu senso de certo e errado.
c. E normalmente, compreendem tudo a partir de si mesmo. E como se o mundo estivesse girando em torno deles.

Uma história de como as crianças pensam... Isabela, 5 anos, diz à professora:-O Pedro quer namorar comigo! mas eu não quero.A Professora, achando justo e correto:-É mesmo! Você é criança, só adulto que namora.-Não é por isso não – corrige Isabela- é que vai que eu fico grávida! Você sabe quanto dói ter um bebê?

(Compartilhamento 7- E nós, como podemos amadurecer nossos pensamentos? Resposta: Devemos abandonar os pensamentos infantis.)
Adultos maduros sabem que têm limites e que não são super-heróis. Devemos crescer e saber que teremos desafios e precisamos vencê-los, pois é nossa responsabilidade. Não devemos ser irresponsáveis e esperar que as coisas aconteçam, pois adultos são caracterizados por saberem fazer suas escolhas, discernindo o certo do errado. Além de vencer seus medos e põem a mão a obra e assumem o seu papel.
Quando eu era criança pensava como criança...., mas “ta” na hora de crescer....
Conclusão: “Deixei estas coisas.”
Ninguém se torna maduro sem uma firme posição de o ser: O verbo original dá a idéia de ação. Por isso é uma escolha deixar as coisas de meninos....
E só na maturidade que:
- Herdamos a herança - a gente só pode desfrutar da herança quando crescemos...
- Geramos outros... Só na maturidade geramos e somos capazes de cuidar dos outros...
“Digo, pois, que todo o tempo que o herdeiro é menino em nada difere do servo, ainda que seja senhor de tudo; (…) Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo.” (Gál. 4:1-3) -

A REDE DE HOMENS FOI BENÇÃO



























































































































quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Deus Escolheu Você

Texto Base: I Co 1.20-28
“...Mas Deus escolheu o que para o mundo é loucura…e escolheu o que para o mundo é fraqueza. Ele escolheu o que para o mundo é insignificante, desprezado e o que nada é…”

Segundo este texto quais foram as qualificações que Deus usou para escolher os seus?
Num mundo onde cada dia se exige mais qualificação, preparo, poder e informação podemos ser facilmente enganados acerca das escolhas de Deus.
Será que você já se sentiu na fileira dos fracos ou dos loucos ou ainda dos desprezados?
Então, se em algum momento você fez parte deste pelotão, saiba que Deus quer você. É como se numa fila de emprego Ele pedisse o seu currículo e ao ler: “louco, fraco e insignificante” Ele então olha e diz: “É esse que eu quero.”
Você já olhou pra você ou pra alguém e nada viu?
Já disse que para você não tinha jeito, ou que você não vai dá conta, porque não é inteligente o suficiente, ou não tem o poder de mudar nada ou que não nasceu em berço de ouro?
Saiba então como são as escolhas de Deus. Ele não escolheu:
1 - Os sábios, 2 – Os Poderosos, 3 – ou Nobre nascimento.
Ao contrário, mas Ele escolheu ? 1. Loucos, 2. Fracos, 3. Insignificantes.

1 –Exemplo de um Louco que Deus escolheu - Leia Juízes 11. 1-10 e responda, quem foi Jefté?
R= (Era filho de uma prostitura, foi expulso de casa pelos seus próprios irmão, se uniu com um bando de marginais e se tornou um revoltado. Mesmo com tudo isso Deus o escolheu para governar o seu povo e fez dele um homem de Deus.)

2 – Exemplo de um Fraco que Deus escolheu - (Jz 6.11-15) Como que você acha que Gideão se via, ou se sentia?
( R=Gideão ao ser chamado por Deus disse que era de uma familia sem tradição, sem importância em Israel, disse que de todas as familias de sua tribo a dele era a menor. Na casa dele, era o menor entre os seus irmãos, ele se sentia o próprio fracasso em pessoa. Entretanto se tornou um grande juiz muito usado por Deus.)

3- Exemplo de um Insignificante que Deus escolheu - ISm16.6-13. Por que Davi não estava entre seus irmãos, quando o sacerdote chegou a sua casa?
(R= O profeta foi até a casa de Jessé para ungir um novo rei para Israel e quem poderia imaginar que Deus iria escolher um garotinho como Davi, os seus irmãos eram homens feitos, guerreiros experimentados e ele, apenas o filho menor que fica cuidando em casa das coisas menos importantes. O seu pai nem lembou dele. Porém Deus lembrou e o escolheu.
Você se assemelhou a algum desses personagens bíblicos?
Então vamos lá, porque o poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza do homem. Você é fraco, insignificante, meio louco: é você mesmo que Deus quer.
É você que pode mudar a história de seus amigos, seus vizinhos, seus parentes. E só começar!
Como? Comece com o pouco que você tem. Pois se é fiel no pouco Deus vai te colocar sobre muito.

Traduza a Página para seu Idioma