segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A bíblia ainda é útil nos dias de hoje?

Será que existe alguma vantagem em estudar e seguir a bíblia ainda hoje?
Será que em um mundo moderno como o nosso com tantos recursos científicos e tecnológicos haveria ainda lugar para os ensinos da bíblia?
Será que há na bíblia princípios que podem nos ajudar, fora da esfera espiritual ou religiosa?
Quais são os prejuízos que o ser humano pode herdar por desprezar ou ignorar a bíblia?
Vamos tentar responder a estas e outros perguntas, perguntando a própria bíblia. Vamos para isso usar o texto de deuteronômio 6.1-9
Texto bíblico Deuteronômio 6.1-9
1 Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o SENHOR, teu Deus, se te ensinassem, para que os cumprisses na terra a que passas para a possuir; 2 para que temas ao SENHOR, teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida; e que teus dias sejam prolongados. 3 Ouve, pois, ó Israel, e atenta em os cumprires, para que bem te suceda, e muito te multipliques na terra que mana leite e mel, como te disse o SENHOR, Deus de teus pais. 4 Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR. 5 Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. 6 Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; 7 tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. 8 Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. 9 E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.
Compartilhar a Palavra
(Estimule a participação)
1. Segundo os v’s.1 e 2 o ensino da palavra de Deus deve gerar obediência e temor no mínimo em quantas gerações? (R- em 3 gerações, em mim, meus filhos e em meus netos).

2. Os v’s 2,3 fala de algumas promessas para aqueles que obedecerem a palavra continuamente, quais promessas soão estas? (R- Vida longa, sucesso e crescimento)

3. No v.6 Deus afirma que a sua palavra deve ser guardada em nosso coração. O que significa guardar a palavra de Deus no coração? (R.Significa que quando a palavra de Deus esta apenas em níveis do intelecto ou de emoções ela pode muito facilmente ser roubada, ou mesmo abandonada (Sl 119.11). significa que a palavra de Deus só pode frutificar na terra do coração. Infelizmente algumas pessoas estão ainda com a palavra de Deus somente em níveis das emoções, ou da razão e por isso não possuem vida em si mesmas.)

4. O texto do v.7 e 8 diz que os pais devem ensinar a palavra de Deus aos filhos com persistência e oportunismo. Neste texto, o próprio Deus dá algumas dicas de oportunidades que você não pode perder, quais são elas? (1.quando você estiver em casa com eles, 2.quando vocês estiverem indo a algum lugar, 3.quando vocês forem dormir 4.quando vocês estiverem acordando, 5. Você deve usar recursos visuais e estampá-la nos mais diverso lugares, como no próprio corpo e nas paredes da casa.)
Conclusão
Deus nos deus os princípios bíblicos para nos proteger e para nos abençoar.
Para a palavra de Deus não existem barreiras, de cultura, de línguas e nem mesmo de tempo. A bíblia foi, é, e sempre será útil em qualquer tempo ou lugar para todos aqueles que nela confiarem.
Aplicação - O que fazer?
Estabeleça o alvo de ler toda a bíblia;
Leia uma porção da bíblia diariamente;
Papai e mamãe; sejam persistentes e criativos a fim de ensinar os seus filhos à palavra de Deus, Presenteei o seu filho com uma bíblia.
Estampe textos bíblicos nas paredes de sua casa, na tela do computador nas camisetas, bonés etc.


quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Como Vencer Gigantes

(Palavra Ministrada pelo Pr. Ademir, Domingo 05/set/2010 - Infelizmente estamos sem o áudio desta mensagem.)

(Líder de célula, para ter um melhor entendimento leia Números 13 e 14)
(Procure ler na célula somente os textos bíblicos citados abaixo)
Introdução:Imagine você enfrentando alguns gigantes. Eles são tudo aquilo que aparenta ser maior que você ou maior que suas condições.
(pergunte aos presentes quais são os gigantes(problemas) que eles têm enfrentado ultimamente).
Precisamos aprender a enfrentá-los, pois eles se apresentam contra nós para nos colocar medo e nos impedir de entrar na terra que Deus nos prometeu (Terra prometida fala de conquistas de sonhos)
Entrar em Canaã é ter a consciência de que os gigantes são seres minúsculos, (Eles não são tão grandes como aparentam ser).
Os gigantes podem se apresentar como: incredulidade, desobediência a Deus, inconstância em determinadas áreas em nossas vidas, opositores que se levantam contra nós, o medo, as dúvidas, e tantos outros.
Hoje vamos falar de um homem que não temeu vencer os gigantes da sua vida. Calebe, cujo nome significa "homem de faro", foi um homem de coração temente e voltado a Deus, era sensível e de coração contrito.
Ele podia perceber as artimanhas do inimigo, ele tinha a percepção aguçada e era um homem de espírito diferente. Quando nós temos um espírito diferente, somos capazes de conquistar a terra (nossos sonhos), de identificar o nosso inimigo, de passar pelos gigantes sem que eles nos amedrontem, porque “mais forte é o que está em nós, do que o que está no mundo”. Essa era uma convicção de Calebe.
Calebe era um príncipe, ousado, corajoso e determinado, tinha visão de Deus, era convicto e de postura de vencedor e homem de alma livre.
Foi um dos escolhidos de Moisés para espiar Canaã, a terra que Deus havia prometido aos seus filhos.
Precisamos aprender com Calebe. Ter o entendimento e o Espírito vitorioso que o diferenciava. A obediência e a determinação não faltavam como características principais de sua pessoa.
Calebe perseverou na fé. Ele viu o quão difícil era entrar na terra, mas que iria conquistar através da perseverança e de um relatório fiel.
Você não pode deixar seus sonhos morrerem, nem abandonar suas convicções, se você fizer isso jamais será um vencedor.
Vamos observar na vida de Calebe alguns passos para vencer alguns gigantes que tem nos amedrontado.
1-Para vencermos os gigantes de nossas vidas precisamos como Calebe ter fé e uma visão determinada.Em Números 14:7-9 vemos como ele era ousado. Ele declarou para o povo que, se eles não fossem rebeldes contra o Senhor e não temessem, iriam destruir os gigantes como se come pão, Iríamos rasgar os inimigos nos dentes.
A Bíblia diz que sem fé é impossível agradar a Deus. A fé nos leva a uma determinada visão e essa visão nos leva exatamente onde queremos ir, onde queremos conquistar.
1ª pergunta: Você acha que é fé é um ingrediente importante para vencermos as nossas dificuldades? (deixá-los responder)
2. Para vencermos os gigantes de nossas vidas precisamos como Calebe andar em obediência a Deus.A obediência atrai a glória de Deus e as suas bênçãos para nossas vidas.
A obediência é um princípio de Deus pra nós
Se o obedecermos entraremos na terra dos nossos sonhos e conquistaremos um a um.
A obediência nos aproxima de Deus.
2ª pergunta: Você acha que a obediência é um pré-requisito importante para se conquistar algo de Deus?
3- Para vencermos os gigantes de nossas vidas precisamos como Calebe, não sermos somente idealistas, mas sonhadores e realistas.Quem é somente idealista mantém as suas possibilidades de conquistas só nos pensamentos. Os realistas os tornam reais
Existem tantas pessoas que tem tantos sonhos, tantos projetos, mas que não conseguem executá-los. Em Deus com certeza os tornaremos reais.
3ª pergunta: Você tem algum sonho que ainda não conseguiu torná-lo real?
(deixo-os responder)
4. Para vencermos os gigantes de nossas vidas precisamos como Calebe perseverar até o fim.Quando temos obstinação por algo, não recuamos diante de nenhuma situação adversa, pelo contrário, avançamos para vencer os desafios, ainda que sejam como gigantes.
A nossa atitude é não desistir jamais, não importa o que enfrentamos.
De maneira alguma não devemos ter relatórios incrédulos, quando ouvimos e obedecemos a voz de Deus e confiamos nessa voz, conquistamos o melhor fruto da terra.
A vida de Calebe nos inspira e nos ensina a derrubar todo e qualquer gigante que se levanta contra nós. Precisamos então come ele:
1-Ter a fé e a visão de um homem determinado
2-Obedecer a Deus sempre
3-Idealizar e trabalhar para tornar nossos sonhos reais.
4-Perseverar até o fim

Traduza a Página para seu Idioma