segunda-feira, 26 de julho de 2010

Tirando os Venenos da Alma - Pv. 17.22

Por que as pessoas estão tão descontroladas emocionalmente?
A resposta parece estar em uma série de descobertas científica recentes. E essa resposta é bastante simples, um conceito fundamental: "o balanço das emoções positivas e negativas, e das emoções que são 'guardadas' ou 'tiradas para fora' é tão essencial para a nossa saúde como uma dieta alimentar bem equilibrada, exercício, etc."
A rede Globo* fez uma pesquisa sobre mulheres e foi observado que:
• 74% das mulheres já tem ou vão desenvolver problemas cardíacos em decorrência de seu estilo de vida;
•28% das mulheres cozinheiras fumam mais, do que os homens nesta mesma profissão;
• as mulheres idosas são as campeãs em colesterol, ultrapassando os homens;
• 70% das médicas são estressadas.
Essas pesquisas revelam algo que a bíblia já tratava a séculos atrás, um etilo de vida que revela a influência das emoções na vida de cada indivíduo.
O Livro de provérbio fala do ímpio, fala dos justos e de tantos outros assuntos importantes, mas trata categoricamente sobre a alma humana, pois dela depende o bem estar e saúde. Por isso, depois de fazer um apanhado geral sobre os sentimentos que mais comprometem a vida, alguns foram tratados diversas vezes como verdadeiros venenos à alma humana, são eles:

1 - Ansiedade - Ela deprimi o homem (Pv.12.25) A ansiedade é uma sensação derivada de momentos de preocupação, tensão e apreensão, sentida como antecipação a problemas. Quando esta sensação é experimentada em momentos estressantes, em que as pessoas se vêem frente a situações difíceis e decisões importantes, é considerada normal.
Mas a ansiedade passa a ser considerada um transtorno quando o indivíduo a experimentada de maneira exagerada, relacionada a preocupações excessivas e não realistas com situações que a maioria das outras pessoas enfrentariam com pouca dificuldade.
Não andeis ansiosos pelo dia de amanhã. Cada dia o seu mal.... Quem pode acrescentar um dia que seja da sua vida..(Mt 6.34)


2- Rancor - Ofensas faz a pessoa ficar inacessível (Pv. 18.19) "o irmão ofendido é mais difícil de conquistar do que uma cidade forte"
"Como pode uma pessoa realmente não guardar mágoa ou rancor? A primeira reação natural depois de ser prejudicado, ofendido ou envergonhado por alguém é de querer devolver na mesma medida para o outro provar o que acabamos de sentir, na melhor das hipóteses; ou querer se vingar e machucá-lo, na pior das hipóteses.*
No entanto: “Guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra”. (William Shakespeare).
Ele é veneno que mata quem dele se alimenta....

3 - Orgulho – Pv. 11.2 ...diz que com o orgulho vem a desgraça...16.18, Soberba -29.23
O orgulhoso tem dificuldade de admitir erros e normalmente quando admite acha que sempre são em função dos outros. Ele parece arrogante porque não gosta de pedir ajuda, não porque se ache melhor que os outros, mas porque não quer dar o braço a torcer;
• Quando se queixa, não quer a piedade dos outros, quer apenas atenção e compreensão;
• Oculta os sentimentos por não achá-los dignos;
• Nega perder o controle das suas emoções para não dar parte fraca;
• Prefere passar fome do que pedir favores;
• Acaba por se isolar porque tem dificuldade em encontrar pessoas com o mesmo sentido de dignidade;
• Nem sempre compreende os outros e não é compreendida a maior parte do tempo…

4 - Inveja – Pv. 14-30 Dicionário Aurélio: Desgosto ou pesar pelo bem ou felicidade de outrem - Desejo violento de possuir o bem alheio . Se uma pessoa destaca-se em alguma atividade, por mais tola que possa parecer, o invejoso está pronto para aparecer e apontar o dedo e tentar minimizar o feito de seu próximo. Um eletrodoméstico novo, um tênis da moda, ou mesmo um brinco bem colocado em combinação com uma roupa extremamente comum, já se torna motivo para elogios, nem sempre sinceros. Surge um sentimento de raiva, de ira, porque geralmente o invejoso sente-se muito mais merecedor da conquista do que o outro.

Uma Ilustração
Essa historia é muito real, acontece em nossas vidas... Pense bem! Quem é seu amigo?
“Era uma vez uma cobra que começou a perseguir um vaga-lume que só vivia para brilhar.
Ele fugia rápido com medo da feroz predadora e a cobra nem pensava em desistir.
Fugiu um dia e ela não desistia, dois dias e nada...
No terceiro dia, já sem forças o vaga-lume parou e disse à cobra:
- Posso fazer três perguntas?
- Não costumo abrir esse precedente para ninguém, mas já que vou te comer mesmo, pode perguntar...
- Pertenço a sua cadeia alimentar?
- Não.
- Te fiz alguma coisa?
- Não.
- Então por que você quer me comer?
- PORQUE NÃO SUPORTO VER VOCÊ BRILHAR...”

Sentimentos que funcionam como antídodos contra os venenos da alma:

1 - Bondade – (Pv. 11.17) Quem faz bem aos outros a si mesmo faz...
A bondade inclui uma Língua Benigna – Pv 15.4, 21.23, 13.3
Ser bom estar disposto a ser ameno com os pecados e limitações alheias.
Ser bom é fazer aos outros o que gostaria que fosse feito a si mesmo.
Ser bom é parecer com cristo em seu caráter.
Conta-se a história de um menino muito amoroso.
Certa vez, quando ele viu seu vizinho, um senhor idoso, chorando por causa do recente falecimento de sua esposa, sentou no seu colo, encostou a cabeça em seu peito e simplesmente ficou ali, quieto. Mais tarde, a mãe lhe perguntou o que ele tinha dito ao vizinho entristecido.
- Nada, respondeu a criança, eu apenas o ajudei a chorar.

2 - Sensatez e equilíbrio (Pv.3.21,22) “trarão vida a você e serão um enfeite para o seu pescoço” .
A sensatez e o equilíbrio estão intimamente ligados, pois a pessoa sensata é uma pessoa que tem Bom Senso; Prudente. Pessoa que sabe pensar e agir com razão, comedido, sem agredir ou ofender outras pessoas. Sabe ceder, para conquistar; ou perder, para ganhar. Ou seja: O homem depende do seu pensamento, e a pessoa sensata busca a razão e nem sempre é movido pelas emoções.
O sensato busca o equilíbrio, ele procura não estar nos extremos, nem pender para onde lhe convém, mas procura ser justo com os julgamentos e sempre procura ser coerente, buscando ver todos os lados de história, lembrando sempre que todos estão sujeitos a erros incluindo a si mesmo.
Conclusão
A alma é um território a ser conquistado. Se apenas deixarmos que ela siga suas tendências e vontades, estaremos cativos a sentimentos nocivos que apenas nos fazem sofrer e nos impedem de termos uma vida de conquista.
Entretanto descobrimos nas escrituras sagradas que podemos e devemos trabalhar a nossa alma a fim de vivermos livres de amarguras e sentimentos nocivos que apenas nos empurram para o labirinto das depressões e descontrole emocional.


*textos retirados internet

Traduza a Página para seu Idioma